terça-feira, 22 de abril de 2025

MARIA JOAQUINA DA SILVA

                                                                                                    (Continuação de https://familiaborgesbomjesus.blogspot.com/2024/05/francisco-jose-borges-de-minas-gerais.html)

 filha de FRANCISCO JOSÉ BORGES e GERTRUDES JOAQUINA DA SILVA

F2. MARIA JOAQUINA DA SILVA

Capela N. Sra. da Lapa de Olhos D'Água, onde Maria Joaquina foi batizada em 1828.
Foto Emerson Resende. Panoramio.


MARIA JOAQUINA DA SILVA nasceu em Queluz, atualmente cidade de Conselheiro Lafaiete, MG, e ali foi batizada, em 01.09.1828, pelo Padre Gonçalo Ferreira da Fonseca, na Capela de N. Sra. Lapa dos Olhos d’Água, tendo sido seus padrinhos Theotonio da Cunha Lopes e a avó materna Vicência Joaquina da Silva. Nesta mesma capela, uma das mais antigas do Estado de Minas Gerais, foi registrado o batismo e o casamento da mãe de Maria Joaquina, Gertrudes Joaquina da Silva. 

"No primeiro de setembro de mil oitocentos e vinte e oito, na Capela de Nossa Senhora da Lapa Olhos d´Água, o Padre Gonçalo Ferreira da Fonseca batizou e pôs os Santos óleos a Maria, inocente, filha legítima de Francisco José Borges e Dona Gertrudes Joaquina da Silva, foram padrinhos Teotônio da Cunha Lopes e Vicência Joaquina da Silva, mulher do Capitão José Ferreira de Souza. O Vigário Cândido Thadeu Pereira Brandão." (1) 

MARIA JOAQUINA aparece com três anos, em 1831, quando seus pais são recenseados em São Caetano de Paraopeba, ao lado da irmã Vicência, com dois anos de idade:

Maria Joaquina - Censo 1831 São Caetano de Paraopeba

Casou-se, provavelmente, na freguesia de São Manoel do Pomba, MG, onde seus pais se estabeleceram por volta de 1840, com ANTONIO TEIXEIRA DE SIQUEIRA, batizado aos 11.11.1821 na Capela N. Sra. das Dores desta freguesia, filho de Francisco Teixeira de Siqueira e Felicíssima Rosa de Oliveira; neto paterno de Antonio Teixeira de Siqueira e Mariana Angélica de Almeida; neto maternos do Alferes Domingos de Magalhães Pereira e Rosa Maria de Oliveira. Não temos a data do casamento.

ANTONIO e MARIA JOAQUINA viveram no Ribeirão do Bom Jardim, distrito da Vila de São Manoel do Pomba, MG, onde, no dia 17.08.1851 o casal foi padrinho de batismo de Maria, filha de José Ferreira Gomes e Rita Maria da Conceição: “Aos 12 de maio de 1851 o Vigº Dom.os Coelho Ges. batizou e pos os santos óleos a párvola Maria, filha legítima de José Ferreira Gomes e sua mulher Rita Maria da Conceição, nascida a 5 do corrente; foram padrinhos Antonio Teixeira de Siqueira e sua mulher Maria Joaquina da Silva (...). O Vigário Cândido Fernandes Braga”.
(1)

Vila da Pomba. Pintura de Hermann Burmeister. 1853

Aos 30/09/1855, Antonio Teixeira de Siqueira registra 60 alqueires de terras na freguesia de São Manoel do Pomba, MG:

Eu, abaixo assinado Antonio Teixeira de Siqueira, sou senhor e possuidor de uma sorte de terras de cultura que levarão 60 alqueires mais ou menos, divididas e o mais diga a saber 15 divididos e o mais em comum com meu pai Francisco Teixeira de Siqueira, sitas no Ribeirão do Bom Jardim, Distrito e Termo da Vila da Pomba, cujas terras confrontam com os senhores Manoel Pinto Ribeiro, Antonio José Soares, Francisco Ribeiro de Assis, João Vieira de Souza, e com meu pai Francisco Teixeira de Siqueira. E para constar fiz este em duplicata e no qual me assino. Pomba, 30/09/1855. Antonio Teixeira de Siqueira”
(2)

O casal migrou com a família para a Província do Rio de Janeiro após a morte do pai de Antonio - Francisco Teixeira de Siqueira, ocorrida em 1855, para tomar posse de terras compradas do Alferes Francisco da Silva Pinto, (3) estabelecendo-se na Fazenda da Barra do Pirapetinga, freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Vale destacar que as terras da Fazenda da Barra constam no inventário dos bens de Francisco Teixeira de Siqueira:

Uma sorte de terras de cultura situada na Fazenda na Barra do Itabapoana, distrito de Bom Jesus, Ribeirão do Pirapetinga, em comum com Antonio Teixeira de Siqueira e Francisco Teixeira de Siqueira, e bem assim uma porção de telhas e outra de tábuas, e metade de uma casa térrea ordinária coberta de telhas, e de um moinho coberto de telhas, tudo avaliado na quantia de 3 contos e 200 mil reis” além de “metade de valor de uma porção de gado existente na dita fazenda, na quantia de 220 mil reis.”
(3)

As terras foram compradas do Alferes Silva Pinto em comum com 
Antonio e seu irmão Francisco, e ainda estavam sendo pagas, restando um valor de 6.500$000 (Seis contos e quinhentos mil reis), motivo pelo qual aparecem como “dívida passiva” na partilha de bens: “Dívida passiva – Deve o casal do inventariado a Francisco da Silva Pinto, de resto da compra da Fazenda sita no Itabapoana, a quantia de seis contos e quinhentos mil reis – 6.500$000.”

Antonio Teixeira de Siqueira e Maria Joaquina da Silva viveram na Barra do Pirapetinga, freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, onde no dia 19.09.1858 o casal foi padrinho de batismo de Messias, filha de Antonio Theodoro de Oliveira e Ana Joaquina da Silva (irmã de Maria Joaquina).


Antonio Teixeira de Siqueira e Maria Joaquina da Silva foram padrinhos em 19.09.1858, 
na Freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, RJ. No assento de batismo consta a assinatura do Padre Germano Gonçalves da Silva Xavier

"Aos dezenove dias do mês de setembro de 1858, batizei e pus os santos óleos à inocente Messias, branca, filha legítima de Francisco Theodoro de Oliveira e Dona Ana Joaquina da Silva; e foram padrinhos Antonio Teixeira de Siqueira e Dona Maria Joaquina da Silva; do que para constar mandei lavrar este assento no qual me assino. Vigário Silva Xavier". (4) 

Assinatura de Antonio Teixeira de Siqueira

Nos anos de 1858 e seguintes Antonio Teixeira de Siqueira consta como fazendeiro de café (5), “cabiunista” (6), chefe político e subdelegado (7) na Freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, RJ, de acordo com o Almanak Laemmert: Administrativo, Mercantil e Industrial (RJ).

Antonio Teixeira de Siqueira era fazendeiro de café, Senhor Bom Jesus do Itabapoana, Almanak Laemmert Província do Rio de Janeiro.1858.


Antonio Teixeira de Siqueira era fazendeiro de café e "cabiunista", Curato do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, Almanak Laemmert Província do Rio de Janeiro.1862.


Maria Joaquina
 faleceu por volta de 1877, sendo seus bens inventariados pelo viúvo Antonio Teixeira de Siqueira, como vemos no edital publicado em 09.06.1878 no jornal Monitor Campista: “Inventário – Antonio Teixeira de Siqueira. Inventariante. Maria Joaquina da Silva. Falecida. Requereu-se o lançamento e seguimento dos termos do inventário”.

Inventário dos bens de Maria Joaquina da Silva. 
Edital no Monitor Campista, 09.06.1878

Antonio Teixeira de Siqueira casou em segundas núpcias com Maria Angélica de Almeida Teixeira, viúva de seu irmão Felisberto Teixeira de Siqueira, após fazer pacto antenupcial em Pomba, MG, em 28.05.1877, onde ela residia, com os filhos Francisco Bentho Teixeira de Siqueira e Felicíssima Angélica Teixeira (9) Sem geração. Quando Maria Angélica faleceu, a partilha amigável de seus bens ocorreu em 27.11.1882, em Campos dos Goytacazes (10)

Partilha dos bens deixados por Maria Angélica de Almeida Teixeira.27.11.1882.

Novamente viúvo, Antonio Teixeira de Siqueira casou em terceiras núpcias em 20.09.1882 com Maria Carolina Borges, viúva de seu sogro Francisco José Borges. Sem geração. Em 1889 recebe a Comenda da Ordem de Cristo (11) Antonio faleceu aos 85 anos de idade, no dia 08.04.1906, em sua Fazenda na Barra de Pirapetinga.

ANTONIO TEIXEIRA DE SIQUEIRA e MARIA JOAQUINA DA SILVA foram pais de:


F2.1. TEREZA DE JESUS TEIXEIRA

F2.2. FRANCISCO TEIXEIRA

F2.3. ANTONIO TEIXEIRA DE SIQUEIRA JR.

F2.4. FELICÍSSIMA JOAQUINA TEIXEIRA

F2.5. RAQUEL ELISA TEIXEIRA

F2.6. ANA JOAQUINA TEIXEIRA

F2.7. VIRGILINA JOAQUINA TEIXEIRA

F2.8. MARIA JOAQUINA TEIXEIRA

F2.9. FRANCISCO TEIXEIRA DE SIQUEIRA BORGES

abaixo relacionados:

                    &1º

F2.1. THEREZA DE JESUS TEIXEIRA

Assinatura de Thereza de Jesus Teixeira Moraes e Elias Gomes de Moraes.

THEREZA DE JESUS TEIXEIRA nasceu por volta de 1845 em MG. Casou aos 05.08.1860, na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, com ELIAS GOMES DE MORAES, natural de Minas Gerais, nascido por volta de 1842, filho de Antonio Nunes de Moraes, e Bárbara Umbelina Gomes de Moraes; neto paterno de José Nunes de Moraes e Maria de Moraes; foram padrinhos do casamento Manoel Gomes da Fonseca e Francisco José Borges.

Registro do casamento de Thereza e Elias, 05.04.1860.

“Aos cinco de abril de mil oitocentos e sessenta assisti à celebração do matrimônio dos contraentes Elias Gomes de Moraes, filho legítimo de Antonio Nunes de Moraes e D. Bárbara Umbelina de Moraes, com D. Tereza de Jesus Teixeira, filha legítima de Antonio Teixeira de Siqueira e D. Maria Joaquina da Silva; foram padrinhos Manoel Gomes da Fonseca e Francisco José Borges, havendo em tudo observado a celebração do ato às formalidades do estilo, e lhes conferi as bênçãos nupciais; e para constar lavrei este assento em que me assino. O Cura Padre João Rodrigues da Cunha.” (12)

ELIAS GOMES DE MORAES foi fazendeiro de café no Curato do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, distrito de Campos, RJ. Em 1891 foi nomeado Comissário geral de polícia pelo Conselho da Intendência do município de Itabapoana. O casal era proprietário do sítio Vista Alegre, na Barra do Pirapetinga, que lhes coube por herança por falecimento da mãe de Tereza, Maria Joaquina da Silva. TEREZA faleceu aos 23.08.1908 "com 63 anos de idade, natural do Estado de Minas" (nasceu, portanto, por volta de 1845), constando no assento de óbito que deixava 10 filhos; encontramos um filho falecido antes da mãe (vide F2.1.5.). 

Registro de óbito de Tereza de Jesus Teixeira. 28.08.1908.

Aos vinte e oito dias do mês de agosto do ano de mil novecentos e oito, Freguesia de Bom Jesus do Itabapoana, décimo distrito de Itaperuna, compareceu em meu cartório Elias Gomes de Moraes, brasileiro, residente neste distrito, empregado municipal, e declarou: Que hoje, vinte e três do corrente, às dez horas da noite, em casa de sua residência, ele declarante assistiu aos últimos momentos de sua mulher, D. Tereza de Jesus Teixeira de Moraes, com sessenta e três anos de idade, natural do Estado de Minas, residente neste distrito, a qual faleceu de morte natural, deixando dez filhos de maior idade, de nomes: Bárbara, com quarenta e seis anos; Antonio, com quarenta e quatro anos; Adolfo, com quarenta e dois; Maria, com trinta e nove anos; Minervina, com trinta e cinco anos; Elisa, com trinta e um anos; Ernestina, com vinte e nove anos; Leonídia, com vinte e oito anos; Adelia, com vinte e quatro anos; e Honório, com dezenove anos. Não deixou testamento e foi sepultada no cemitério público deste povoado. E para constar, fiz este termo em que assina o declarante. Eu, Antonio Luiz Martins Ribeiro, escrivão, o escrevi e assino.” (13) 

Elias faleceu em 1910, com 68 anos de idade. 

THEREZA DE JESUS TEIXEIRAELIAS GOMES DE MORAES foram pais de:

F2.1.1. BÁRBARA UMBELINA DE MORAES BARROSO

F2.1.2. ANTONIO TEIXEIRA DE MORAES

F2.1.3. ADOLFO TEIXEIRA DE MORAES

F2.1.4. MARIA THEREZA DE MORAES

F2.1.5. ELIAS GOMES DE MORAES JR.

F2.1.6. MINERVINA TEIXEIRA DE MORAES

F2.1.7. ELISA TEIXEIRA DE MORAES

F2.1.8. ERNESTINA TEIXEIRA DE MORAES

F2.1.9. LEONÍDIA TEIXEIRA DE MORAES

F2.1.10. ADÉLIA TEIXEIRA DE MORAES

F2.1.11. HONÓRIO TEIXEIRA DE MORAES

                    abaixo discriminados:

F2.1.1. BÁRBARA UMBELINA DE MORAES BARROSO

Bárbara Umbelina de Moraes Barroso

Bárbara Umbelina de Moraes Barroso foi batizada aos 09 de janeiro de 1862 na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, RJ, pelo padre João Rodrigues da Cunha;  foram padrinhos os avós maternos Antonio Teixeira de Siqueira e D. Maria Joaquina da Silva.

Registro do batismo de Bárbara. 09.01.1862.

"Aos 9 de janeiro de 1862 batizei e pus os santos óleos à inocente Bárbara, filha legítima de Elias Gomes de Moraes e Thereza de Jesus Teixeira; padrinhos seus avós Antonio Teixeira de Siqueira e D. Maria Joaquina da Silva, e para constar fiz este termo. O Cura Padre Cunha."

BÁRBARA casou aos 04.02.1878 com FRANCISCO GONÇALVES BARROSO, natural da freguesia de São João Nepomuceno, MG, filho de Antonio Gonçalves Barroso e Custódia Maria de Jesus; foram testemunhas Francisco Teixeira de Siqueira e o Tte. José Teixeira de Siqueira.

Registro do casamento de Bárbara Umbelina de Moraes
e Francisco Gonçalves Barroso. 04.02.1878.

“Aos 04 dias do mês de fevereiro de mil oitocentos e setenta e oito, nesta freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, procedidas todas as formalidades legais no Sacro Concílio de Trento e Constituição do Bispado, em minha presença e das testemunhas Francisco Teixeira de Siqueira e Tte. José Teixeira de Siqueira, dado o mútuo consentimento, recebi em matrimônio Francisco Gonçalves Barroso, filho legítimo de Antonio Gonçalves Barroso e D. Custódia Maria de Jesus, nascido e batizado em São João Nepomuceno, Bispado de Mariana, e D. Bárbara Umbelina de Moraes, filha legítima de Elias Nunes de Moraes e D. Tereza de Jesus Teixeira de Moraes, nascida e batizada nesta freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana. E logo lhes dei as bênçãos nupciais, na forma do ritual romano. E para constar, mandei lavrar este termo, que assino. O Vigário José Guedes Machado.”  (12)

Francisco Gonçalves Barroso foi fazendeiro de café na Freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, RJ, nos anos de 1876 a 1880, de acordo com o Almanak Laemmert da Província do RJ, e do Almanak Mercantil, Industrial, Administrativo e Agrícola da Cidade e Município de Campos, 1885.

Francisco Gonçalves Barros, fazendeiro de café. 1880.

BÁRBARA e FRANCISCO foram pais de:

F2.1.1.1. ADELIA BARROSO

Adelia de Moraes Barroso e Fracisco Bifano

ADELIA BARROSO foi Professora e seu nome consta na seção “Mestres Ilustres” do livro Resgatando o Passado, organizado por Helton de Oliveira Almeida e João Batista Ferreira Borges. Casou com FRANCISCO BIFANO, nascido por volta de 1876, em Tortorella, Salerno, Itália, brasileiro adotivo (naturalizado), filho de Vicente Bifano e  Maria Felícia Júdice. (14) Francisco foi negociante em Bom Jesus do Itabapoana. “Dedicado à instrução da classe que representa”, foi Presidente do Centro Operário local. (15)

ADELIA faleceu em 1917, segundo anúncio de jornal:  “D. Adélia Barroso Bifano. Conforme anunciamos, realizou-se no dia 1 do corrente, às 9 horas da manhã, a missa do 7º dia mandada rezar pelo sr. Francisco Bifano, pelo repouso eterno de sua sempre lembrada esposa d. Adelia Barroso Bifano. A Igreja Matriz esteve repleta de amigos, sendo celebrante o Rev. Padre Mello, estimado vigário desta freguesia e que foi acolitado pelo sr. Capitolino Terra. O altar e as banquetas estiveram iluminados durante o ato." (16)

ADELIA BARROSO e FRANCISCO BIFANO foram pais de:

F2.1.1.1.1. VICENTE BARROSO BIFANO

Vicente Barroso Bifano

Vicente Barroso Bifano nasceu por volta de 1892. Foi comerciante e faleceu aos 51 anos, solteiro, em 02.03.1943, no Rio de Janeiro.

F2.1.1.1.2. MARIA FELÍCIA BARROSO BIFANO nasceu por volta de 1897. Casou por volta de 1920 em Santo Antonio de Pádua, RJ, com ARISTIDES ROSA nascido em 28.02.1897, em Santo Antonio de Pádua, filho de José Antonio Rosa e Ovídia Maria da Conceição.

F2.1.1.1.2. BÁRBARA BARROSO BIFANO

BÁRBARA BARROSO BIFANO nasceu aos 14.09.1900, em Bom Jesus do Itabapoana, casou com CLARO DE AQUINO XAVIER (TOTINHO), nascido aos 12.08.1903 na Fazenda Jardim, em Bom Jesus do Norte, ES, filho de Samuel de Aquino Xavier e Baldina Cerqueira Xavier. Pais de CLAIR BIFANO XAVIER, FRANCISCO ADEMIR BIFANO XAVIER e MARIA CLARA BIFANO XAVIER

F2.1.1.1.3. ADELIA BARROSO BIFANO (D. ADELIA) nasceu aos 13.05.1903 em Bom Jesus do Itabapoana, onde faleceu solteira, com 91anos de idade, aos 27.03.1994. Cursou o Colégio Bom Jesus, fundado pelo professor Manoel Fileto de Mattos, pai de sua madrasta Manoelita (17), exerceu funções como docente e auxiliar de direção no Instituto Euclides da Cunha, do professor Orlando Azeredo (18) Em 1954 fundou o Ginásio Zélia Gisner, onde atuou como diretora, ao lado da diretora técnica Professora Nilza Faria Scholt, tendo a primeira turma 21 alunos aprovados no exame de admissão ao primeiro ano ginasial. (19) Criado o Curso Normal, formou-se Professora em sua própria escola.

                
Adelia Barroso Bifano (centro),
Professoras Judith Arantes e Maria Clara Xavier,
com alunas da Escola Normal Zélia Gisner.

F2.1.1.1.3. FRANCISCO BARROSO BIFANO,                 solteiro. Sem geração.

F2.1.1.2. CUSTÓDIA UMBELINA BARROSO nasceu por volta de 1882, casou com JOAQUIM JOSÉ MOREIRA, filho de José Moreira de Faria e Mariana Moreira de Faria. Pais de ELIAS BARROSO MOREIRA. CUSTÓDIA morreu no dia 10.10.1977 aos 95 anos, viúva, no Rio de Janeiro.

F2.1.1.3. FRANCISCO GONÇAVES BARROSO 

Casou aos 25.02.1922 em Bom Jesus do Itabapoana, com ROSITA BAPTISTA DE OLIVEIRA, filha de Augusto Teixeira de Oliveira e Maria da Conceição Baptista de Oliveira.

Segue a transcrição do registro de casamento:

"No dia vinte e cinco de fevereiro de mil novecentos e vinte e dois, nesta Freguesia paroquial, preenchidas as condições do sagrado Concílio tridentino, em minha presença e perante as testemunhas, uniram-se em matrimônio Francisco Gonçalves Barroso, solteiro, de vinte e cinco anos de idade, nascido e batizado nesta Freguesia, filho legítimo de Francisco Gonçalves Barroso e de D. Bárbara de Moraes Barroso, com Rosita Baptista de Oliveira, solteira, de dezessete anos de idade, nascida e batizada na Freguesia de São Pedro de Itabapoana, filha legitima de Augusto Teixeira de Oliveira e de D. Maria Conceição Baptista de Oliveira. E para constar mandei lavrar este termo que assino. Padre Mello."

Viúvo, FRANCISCO GONÇALVES BARROSO casou segunda vez, em 1917, com MANOELITA MORAES MATTOS, filha do professor Manoel Fileto de Mattos e Idalina Moraes Mattos, em Bom Jesus do Itabapoana (20), onde FRANCISCO faleceu, em 24.12.1920.

F2.1.2. ANTONIO TEIXEIRA DE MORAES nasceu por                 volta de 1864. 

F2.1.3. ADOLFO TEIXEIRA DE MORAES 

Nasceu em 26.09.1866 e foi batizado aos 06.11.1866, pelo padre José Guedes Machado, na Freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana; foram padrinhos Antonio Teixeira de Siqueira e Maria Joaquina da Silva.

Registro de batismo de Adolfo. 06.11.1866.

“Aos seis dias do mês de novembro de mil oitocentos e sessenta e seis, nesta freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, batizei solenemente Adolfo, inocente, nascido a vinte e seis de setembro do corrente ano, filho legítimo de Elias Gomes de Moras e Tereza Teixeira de Jesus; neto paterno de Antonio Nunes de Moraes e de Bárbara Umbelina de Moraes, e materno de Antonio Teixeira de Siqueira e Maria Joaquina da Silva; foram padrinhos Antonio Teixeira de Siqueira e Maria Joaquina da Silva; do que fiz este assento que assino. Vigário José Guedes Machado.(12)

F2.1.4. MARIA TEREZA DE MORAES

Batizada aos 12.04.1869, na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, onde se casou no dia 21.02.1889 com seu primo JOÃO ANTONIO CATHARINA JR. (vide F2.4.4.), batizado aos 21.02.1871, filho de João Antonio Catharina e Felicíssima Joaquina Teixeira, batizado aos 21.02.1871, tendo como padrinhos Antonio Pereira da Conceição e Maria Constância da Silva. Neto paterno de Antonio Joaquim Catharina e Maria Clara de Jesus. Neto materno de Antonio Teixeira de Siqueira e Maria Joaquina da Silva. (12) 

João Antonio Catharina Jr.

João Antonio Catharina Jr. foi fazendeiro em Pirapetinga, proprietário da Fazenda do Bonito e da Fazenda Pirapetinga, em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, onde se destacou na criação de animais e produção de laticínios (queijos e manteiga). Político, foi um dos primeiros representantes da freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana à Câmara Municipal de Itaperuna quando esta foi instalada em 04 de julho de 1889, tendo sido Vereador (21) e Presidente da Câmara no período de 1919 a 1923. Com cerca de 56 anos. Faleceu João Catharina Jr. com cerca de 56 anos de idade, em Pirapetinga, onde foi homenageado sendo seu nome dado a uma escola local.

MARIA TEREZA DE MORAES e JOÃO ANTONIO CATHARINA JR. foram pais de:

F2.1.4.1. TEREZA DE MORAES CATHARNA

F2.1.4.2. JOÃO DE MORAES CATHARINA

F2.1.4.3. FRANCISCA DE MORAES CATHARINA

F2.1.4.4. OTAVIO DE MORAES CATHARINA

F2.1.4.5. AMELIA DE MORAES CATHARINA

F2.1.4.6. LEONIDES DE MORAES CATHARINA

F2.1.4.7. OTELINA DE MORAES CATHARINA

abaixo discriminados:

F2.1.4.1. TEREZA DE MORAES CATHARINA nasceu por volta de 1871, casou na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana aos 18 anos, em 21.02.1889, com SEVERINO CAMPOS DE OLIVEIRA, filho de Francisco Teixeira de Oliveira e Emerenciana Cândida Campos. Neto paterno de Severino Teixeira de Oliveira e Felicíssima Rosa de Oliveira. Pais de:

F2.1.4.1.1. PAULO CAMPOS DE OLIVEIRA SOBRINHO

F2.1.4.1.2. ALOISIO CAMPOS DE OLIVEIRA

F2.1.4.1.3. ANA BEATRIZ CAMPOS DE OLIVEIRA

F2.1.4.1.4. ANA LAURA CAMPOS DE OLIVEIRA

F2.1.4.2. JOÃO DE MORAES CATHARINA nasceu aos 18.02.1890 e foi batizado no dia 22 de maio deste ano, na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana. Foi Presidente do Pirapetinga Football Club no período 1919-1920. (27) Casou com EDERLINDA BOECHAT. Pais de:

F2.1.4.2.1. JOÃO BOECHAT CATHARINA, faleceu aos 07 meses de idade, em 17.12.1916, em casa de seus pais.

F2.1.4.2.2. MÁRIO BOECHAT CATHARINA casou com OLGA RAMOS.

F2.1.4.2.3. ANTONIO BOECHAT CATHARINA

F2.1.4.2.4. ELIAS BOECHAT CATHARINA casou com NADIR BOECHAT CATHARINA.

F2.1.4.2.5. HELIO BOECHAT CATHARINA casou com NADIR GOUVEIA DE CAMPOS  (Diva), filha de Pedro Casemiro de Campos e Carmem Xavier Gouveia. Pais de JOÃO CARLOS DE CAMPOS CATHARINA e ELIANE DE CAMPOS CATHARINA.

F2.1.4.3. FRANCISCA DE MORAES CATHARINA 

Francisca de Moraes Catharina e Francisco Alves Ribeiro de Aquino.

Francisca de Moraes Catharina (Doninha) nasceu aos 21.10.1891 e foi batizada aos 21.01.1892 em Bom Jesus do Itabapoana: “Francisca, filha legítima de João Antonio Catharina Jr. e Maria Tereza de Moraes nasceu aos 21.10.1891 e foi batizada aos 21.01.1892, sendo seus padrinhos José Maria Boechat e Maria Francisca Boechat. Vigário Luiz Rezende da Rocha” (12)

FRANCISCA DE MORAES CATHARINA casou com FRANCISCO ALVES RIBEIRO DE AQUINO (Chichico das Areias), filho do Cap. Modesto Luiz Ribeiro e Eliza Cândido de Aquino, que consta ser filha do Barão de Aquino. Francisco era fazendeiro em Pirapetinga, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, proprietário da Fazenda das Areias, herdada de seu pai Modesto, que a adquiriu de Henrique Boechat (22). Foram pais de: 

F2.1.4.3.1. ELIZA DE MORAES CATHARINA (Zota) casou com ARIONALDO BOECHAT. Pais de NORBERTO BOECHAT DE MORAES RIBEIRO, FRANCISCO BOECHAT DE MORAES RIBEIRO, DECIO MORAES BOECHAT, IEDA BOECHAT DE AQUINO e ROOSEVELT MORAES DE AQUINO BOECHAT.

F2.1.4.3.2. HERCÍLIA DE MORAES RIBEIRO casou com seu primo FRANCISCO DE MORAES FERREIRA (Vide F2.1.7.8.), filho de João Ferreira Condé e Elisa Teixeira de Moraes. Sem geração.

F2.1.4.3.3. JOSÉ DE MORAES RIBEIRO casou com NELY MAGALHÃES SALES. Pais de TEREZA MARIA SALES RIBEIRO, VANIA SALES RIBEIRO, SONIA SALES RIBEIRO, NEUZA SALES RIBEIRO e FRANCISCO SALES RIBEIRO. 

F2.1.4.3.4. MARIA TEREZA DE MORAES RIBEIRO casou com JOSÉ VIEIRA SERÓDIO. Pais de TITO LIVIO RIBEIRO SERODIO, LIVIA RIBEIRO SERODIO, SERVIO TULIO RIBEIRO SERODIO, LIGIA RIBEIRO SERODIO, MARCO ANTONIO RIBEIRO SERODIO, CAIO MÂNLIO RIBEIRO SERODIO, LIDIA RIBEIRO SERODIO, TULIO HOSTÍLIO RIBEIRO SERODIO e LILIA RIBEIRO SERODIO.

F2.1.4.3.5. CENY MORAES RIBEIRO casou com JOSÉ DE SOUZA VIEIRA.

F2.1.4.3.6. MODESTO MORAES RIBEIRO casou com MARIA ELIZA BASTOS REZENDE, filha de Breno Rezende e Lucília Bastos. Pais de: REGINA MORAES RIBEIRO, RENATO REZENDE RIBEIRO e MODESTO REZENDE RIBEIRO.

F2.1.4.3.7. FRANCISCO DE MORAES RIBEIRO casou com DARCY BOECHAT. Pais de MARIA FRANCISCA MORAES RIBEIRO, LIA BOECHAT RIBEIRO, ELIZANE BOECHAT RIBEIRO e TADEU BOECHAT RIBEIRO.

F2.1.4.3.8. VERA MORAES RIBEIRO casou com ROMEU DE CARVALHO GOMES, pais de EDUARDO RIBEIRO GOMES, ELIZABETH RIBEIRO GOMES, FRANCISCO ALVES RIBEIRO DE AQUINO NETO, MARIA TEREZA RIBEIRO GOMES e ANA LÚCIA RIBEIRO GOMES.

F2.1.4.3.9. IRMA MORAES RIBEIRO casou com CELSO FERREIRA DE SOUZA, pais de CELSO RIBEIRO FERREIRA, CLAUDIO DE AQUINO FERREIRA, FÁBIO DE AQUINO FERREIRA, CÉSAR RIBEIRO FERREIRA FLAVIO DE AQUINO FERREIRA. 

F2.1.4.3.10. ALICE DE MORAES RIBEIRO

F2.1.4.4. OTAVIO DE MORAES CATHARINA casou com WALTA BOECHAT. Em 1922 eram proprietários de terras no local Vôo da Jacutinga, Bom Jesus do Itabapoana, como herdeiros de Rosalina Boechat, que foram vendidas para Messias José Borges. OTÁVIO e WALTA foram pais de:

F2.1.4.4.1. MARIA BOECHAT CATHARINA

F2.1.4.4.2. LEA BOECHAT CATHARINA

F2.1.4.5. AMELIA DE MORAES CATHARINA casou com AFONSO AUGUSTO PINTO.

F2.1.4.6. LEONIDES DE MORAES CATHARINA


LEONIDES casou com sua prima DORALICE DE MORAES CATHARINA (Vide F2.1.7.4.), filha de João Ferreira Condé e Elisa Teixeira de Moraes. Pais de:

F2.1.4.6.1. JOÃO FERREIRA CATHARINA casou com MARIA AMÉLIA VIEIRA DE REZENDE (Vide F2.1.8.6.3.) , filha de Luiz Vieira de Rezende e Amélia Augusta Dias Lopes. Pais de CLAUDIO VIEIRA CATHARINA e RITA DE CÁSSIA VIEIRA CATHARINA.

F2.1.4.6.2. JOSÉ FERREIRA CATHARINA casou com GERALDA MEDEIROS GARCIA, filha de Francisco Garcia Figueiredo Firmo e Iracy Medeiros. Neta paterna de Theóphilo Garcia Bastos e Olímpia Figueiredo Firmo. Pais de PEDRO PAULO GARCIA FERREIRA CATHARINA MARIA CÂNDIDA GARCIA FERREIRA CATHARINA.

F2.1.4.7. OTELINA DE MORAES CATHARINA tinha sete meses de vida em 10.03.1879, no inventário da mãe. Casou com ALDEMAR TINOCO DE REZENDE, filho de Francisco Tinoco de Rezende e Helena Vieira de Rezende; neto paterno de Antonio Vieira de Rezende e Adelaide Vieira de Rezende. Segundo Norberto Boechat, OTELINA herdou a Fazenda do Bonito, mais tarde vendida a Aulo Vieira Machado. Pais de:

F2.1.4.7.1. JOÃO CATHARINA DE REZENDE casou com IDA FEROLLA.

F2.1.4.7.2. CORDÉLIA CATHARINA DE REZENDE casada com RUTH OLIVEIRA TINOCO. Pais de MARIA ALCESTE CATHARINA TINOCO, RENAN CATHARINA TINOCO, ALOISIO DE OLIVEIRA TINOCO, HELOISA DE OLIVEIRA TINOCO, JOSÉ EGÍDIO TINOCO, LUIS ANTONIO TINOCO e PAULO ROBERTO CATHARINA TINOCO. 

F2.1.4.7.3. HELIO CATHARINA DE REZENDE casou com MARIA CARMEM DE REZENDE. Pais de HELIO PAULO DE REZENDE, CARMEM HELOISA DE REZENDE e SERGIO DE REZENDE 

F2.1.4.7.4. EDSON CATHARINA DE REZENDE casou com EDITH CATHARIA DE REZENDE.

F2.1.4.7.5. ELSON CATHARINA DE REZENDE

F2.1.4.7.6. ANTONIO CARLOS CATHARINA DE REZENDE casou com EMILIA LAZARONI.

F2.1.4.7.7. EVALDO CATHARINA DE REZENDE casou com SONIA CAMPOS.

F2.1.5. ELIAS GOMES DE MORAES JR. nasceu por volta de 1871, morreu aos 20 anos, em 07.03.1891.

F2.1.6. MINERVINA TEIXEIRA MORAES

Assinatura de Minervina Teixeira de Moraes

MINERVINA nasceu por volta de 1873 na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, onde casou após a dispensa do impedimento de consanguinidade em terceiro grau misto de primeiro de linha transversal (23), aos 22.06.1887, com seu primo ERNESTO JOSÉ BORGES. Foram testemunhas do casamento o Dr. Leonides Peixoto de Abreu Lima e Francisco Bento Teixeira de Siqueira.

Registro do casamento de Ernesto José Borges e Minervina Teixeira de Moraes. 22.06.1887.

“Aos vinte e dois dias do mês de junho do ano de mil oitocentos e oitenta e sete, nesta Freguesia de Bom Jesus do Itabapoana, depois de preenchidas todas as formalidades prescritas pelo Sacro Concílio de Trento, com minha licença, o Padre Joaquim Martins, presente com as testemunhas Dr. Leonides Peixoto de Abreu Lima e Francisco Bento Teixeira de Siqueira, dado o mútuo consentimento, receberam-se em matrimônio Ernesto José Borges, filho legítimo de Francisco José Borges (falecido) e Maria Carolina Borges, nascido e batizado nesta freguesia, com Minervina Teixeira de Moraes, filha legítima de Elias Gomes de Moraes e Tereza de Jesus Teixeira, nascida e batizada na mesma freguesia. Dispensados do impedimento de consanguinidade de terceiro grau misto de primeiro. E para constar, mandei lavrar esse assento, que assino. Vigário Horácio Teixeira. (12)

Ernesto José Borges

ERNESTO JOSÉ BORGES nasceu aos 23 de fevereiro e foi batizado em 10 de abril de 1870 freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, filho de Francisco José Borges e Maria Carolina de Oliveira Borges. Os avós paternos de Ernesto foram o açoriano Francisco Lourenço Borges e a mineira Ana Rosa de Jesus, natural de Prados, MG. Seus avós maternos foram Anacleto Elias de Oliveira, natural de Queluz (hoje Conselheiro Lafaiete), MG, e a suíça Françoise Beatriz Marquis, filha de Henri Marquis e Marie Josette Gobett, estes, suíços que imigraram em 1819 para a Vila de Nova Friburgo, RJ.

ERNESTO foi fazendeiro em Barra do Pirapetinga, Fazenda Bom Retiro. Em 1904 foi nomeado segundo subdelegado de polícia em Bom Jesus do Itabapoana, 10º distrito de Itaperuna, exercendo o cargo até 1906, quando pediu exoneração. Foi também Juiz de Paz. Em 1923, Ernesto José Borges consta como proprietário de duas fazendas, da Barra e Bom Retiro, em Bom Jesus do Itabapoana, 10º distrito de Itaperuna, RJ, no Jornal do Comércio.

Ernesto José Borges: Fazenda da Barra e Fazenda Bom Retiro em 1923.

ERNESTO JOSÉ BORGESMINERVINA TEIXEIRA DE MORAES foram pais de:

F2.1.6.1. AMÉLIA AUGUSTA MORAES BORGES

F2.1.6.2. ADOLFO MORAES BORGES

F2.1.6.3.  ELIAS MORAES BORGES (Liá)

F2.1.6.4. ODETE MORAES BORGES

F2.1.6.5. ERNESTINA ROSA BORGES

F2.1.6.6. MARIA CAROLINA MORAES BORGES (Nini) 

F2.1.6.7. ENEDINA MORAES BORGES (Dina)

F2.1.6.8. ARY DE MORAES BORGES

F2.1.6.9. DJALMA DE MORAES BORGES

F2.1.6.10. RANDOLFO  MORAES BORGES

F2.1.6.11. RUY MORAES BORGES

F2.1.6.12. FRANCISCO MORAES BORGES 

abaixo discriminados:

F2.1.6.1. AMÉLIA AUGUSTA  MORAES BORGES

Amélia Augusta Moraes Borges e José Rodrigues do Carmo

AMÉLIA AUGUSTA MORAES nasceu por volta de 1891, casou com JOSÉ RODRIGUES DO CARMO, nascido por volta de 1886, filho de Teófilo Rodrigues do Carmo e Felicíssima Rosa Teixeira. Os avós paternos de JOSÉ são Ponciano Rodrigues do Carmo e Maria Magdalena Rosa de Jesus, que em 1831 residiam no 6º quarteirão do arraial do Presídio (24) e em 1855 registraram terras na freguesia de São Manoel do Pomba, MG, em Ubá, MG, e também no distrito de Porto de Santo Antonio, MG (Fazenda Cachoeira Alta). 

O casal residia em Barra do Pirapetinga, Bom Jesus do Itabapoana, onde JOSÉ RODRIGUES DO CARMO foi fazendeiro.

Assinatura de José Rodrigues do Carmo e Amélia Augusta Borges

“Aos vinte dois dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e oito, às duas horas da tarde, nesta freguesia de Bom Jesus do Itabapoana, décimo distrito de Itaperuna, na Fazenda de Ernesto José Borges, presente o primeiro Juiz de Paz, Antonio Ignácio da Silveira, no impedimento do segundo e terceiro Juízes de Paz, depois de ter lido o art. 7º e seus parágrafos, do Dec. de 24 de janeiro de 1890,  e de ter perguntado se entre os contraentes não existia algum dos impedimentos referidos e de ter respondido que não, receberam-se em matrimônio José Rodrigues do Carmo, solteiro, com vinte e dois anos de idade, natural deste distrito, onde é residente, filho legítimo de Teófilo Rodrigues do Carmo e de Dona Felicíssima Teixeira do Carmo, com D. Amélia Augusta Borges, solteira, com dezessete anos de idade, natural deste distrito, onde é residente, filha legítima de Ernesto José Borges e de Dona Minervina Teixeira de Moraes. Em firmeza do que eu, Antonio Luiz Martins Bibeiro, lavrei este ato, em que todos assinam, sendo testemunhas do ato João Lucas da Costa e Felicíssimo Leite de Alvarenga. (25)

AMÉLIA faleceu por volta de 1927. JOSÉ faleceu por volta de 1936. Pais de:

José Rodrigues do Carmo e Amélia Augusta Borges e filhos

F2.1.6.1.1. JOSÉ BORGES DO CARMO casou com FRANCISCA DUTRA DO CARMO, pais de ENIO DO CARMO. 

F2.1.6.1.2. ORMY BORGES DO CARMO 

F2.1.6.1.3. JOÃO BORGES DO CARMO casou com YOLANDA.

F2.1.6.1.4. ODETE BORGES DO CARMO casou com JOÃO BATISTA, pais de MARIA LUCIA DO CARMO.

F2.1.6.1.5. ALICE BORGES DO CARMO casou com ADILON VALADÃO.

F2.1.6.1.6. NOÉ BORGES DO CARMO casou com ELEONORA MARIA FOGAÇA, pais de: RAUL TRAVASSOS DO CARMO, LUIZ EDUARDO TRAVASSOS DO CARMO, ALBA LÍVIA TRAVASSOS DO CARMO, CARLOS AUGUSTO TRAVASSOS DO CARMO, JOSÉ ROBERTO TRAVASSOS DO CARMO, EVAX TRAVASSOS DO CARMO e MARIA DE FÁTIMA TRAVASSOS DO CARMO.

F2.1.6.1.7. ZENI BORGES DO CARMO casou com FRANCISCO MACHADO.

JOSÉ casou segunda vez com Leonina Dutra do Carmo (33), filha de Firmino Dutra de Moraes e Palmira Gomes de Moraes. Neta paterna do Tte. José Dutra de Moraes Sobrinho, natural de Chapéu d’Uvas, MG, e Ignacia Maria de Jesus, natural da cidade de Barbacena, MG.

F2.1.6.2. ADOLFO DE MORAES BORGES nasceu aos 26.09.1892 na freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana. Em seu assento de batismo consta:

“Aos cinco dias do mês de outubro de mil oitocentos e noventa e dois, nesta freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, compareceu em meu Cartório Ernesto José Borges, natural deste Estado, lavrador, residente nesta freguesia, casado com D. Minervina Teixeira de Moraes, brasileira, e perante as duas testemunhas abaixo nomeadas e assinadas, declarou: que do seu consórcio nasceu nesta freguesia no dia vinte e seis de setembro do corrente ano, uma criança do sexo masculino, que vai ser batizado com o nome de Adolfo, neto paterno de Francisco José Borges e Maria Carolina Borges e materno de Elias Gomes de Moraes e D. Teresa Teixeira de Moraes”(25)

ADOLFO casou com ADALZIZA TEIXEIRA BORGES, filha de Josino Teixeira de Siqueira e Minervina Petronilha Borges. 

Adalziza Teixeira Borges

ADOLFO DE MORAES BORGES e ADALZIZA TEIXEIRA BORGES foram pais de:

F2.1.6.2.1. MARIA DA PENHA TEIXEIRA BORGES 

MARIA DA PENHA TEIXEIRA BORGES casou com LUIZ EBENDINGER, pais de FAUSTO BORGES EBENDINGER, RENATO LUIZ BORGES EBENDINGER, MARIA APARECIDA BORGES EBENDINGER e RUBENS BORGES EBENDINGER. 

F2.1.6.2.2. JOÃO TEIXEIRA BORGES casou com IRACY ALVARENGA DA ROCHA (Fihinha), filha de Agostinho Batista da Rocha e Carmosina Leite Alvarenga. Neta materna de Felicíssimo Leite Alvarenga e Albertina Pereira. Sem geração. 

F2.1.6.2.3. JARBAS TEIXEIRA BORGES 

Jarbas Teixeira Borges e Maria da Anunciação Borges (Quiquita)

JARBAS é agricultor em Barra de Pirapetinga e foi Vereador da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana. Casou com MARIA DA ANUNCIAÇÃO BORGES. Pais de JAIRO ADOLFO BORGES, JAILTON ELIAS BORGES, ADALZIZA MARIA BORGES e JARBAS TEIXEIRA BORGES JUNIOR. 

F2.1.6.3.  ELIAS DE MORAES BORGES (Liá)

Elias de Moraes Borges (Liá) e Nadir Soares Fitaroni (Morena)

ELIAS MORAES BORGES nasceu por volta de 1893 e casou aos 28 anos, no dia 09.11.1921, com NADIR FITARONI SOARES (Morena), 16 anos, filha de Custodio Soares de Oliveira e Jolina Maria da Conceição, nascida no distrito de Sant’Ana (Rosal). Pais de:

F2.1.6.3.1. JOSÉ DE OLIVEIRA BORGES

José de Oliveira Borges e Terezinha Boechat

JOSÉ DE OLIVEIRA BORGES casou com TEREZINHA ARMOND BOECHAT, filha de Platão Boechat e Maria José Armond Boechat. Pais de MARIA ANTONIA BOECHAT BORGES, TEREZA CRISTINA BOECHAT BORGES, LUIZ ANTONIO BOECHAT BORGES, CLAUDIA BOECHAT BORGES, ADRIANE BOECHAT BORGES, JAQUELINE BOECHAT BORGES e JULIANA BOECHAT BORGES. 

F2.1.6.3.2. MARIA OLIVEIRA BORGES (Liota)

Luiz Sueth e Maria de Oliveira Borges (Liota)

MARIA DE OLIVEIRA BORGES (Liota) casou com LUIZ DE ALMENARA SUETH. 

Pais de JOSÉ RICARDO BORGES SUETH e JOSÉ RENATO BORGES SUETH.

F2.1.6.3.3. EMILCE MORAES BORGES casou em Rosal, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, RJ, com ERNESTO LUMBRERAS, filho do espanhol Eufêmio Lumbreras e Ernestina de Carvalho Domingues Lumbreras; neto paterno de Segundo Lumbreras e Lúcia Dias; neto materno de Ernesto Domingues e Maria Angélica de Carvalho. Sem geração. 

F2.1.6.3.4. LUIZ MORAES BORGES

Luiz Moraes Borges

LUIZ MORAES BORGES casou com IVA FREIRE, filha de Joaquim de Sá Freire e Luzia Gomes Freire. 

Luiz Moraes Borges e Iva Freire

Pais de RITA FREIRE BORGES, RIVA FREIRE BORGES, ELIAS BORGES e LUIS EDUARDO FREIRE BORGES. 

F2.1.6.3.5. ELZA MORAES BORGES

Elza Moraes Borges e Fernando Nogueira

ELZA MORAES BORGES casou com FERNANDO NOGUEIRA. Pais de FERNANDO BORGES NOGUEIRARONEY BORGES NOGUEIRA, CRISTIANO BORGES NOGUEIRA, LUCIA BORGES NOGUEIRA e MARCOS BORGES NOGUEIRA. 


F2.1.6.4. ODETE MORAES BORGES 

Luiz Baldan e Odete Moraes Borges

ODETE MORAES BORGES casou aos 20.12.1930 em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, com LUIZ BALDAN, italiano, filho de Carlos Baldan; foram testemunhas do noivo Rachid Luiz, e da noiva Francisco Ribeiro e esposa. Comerciante, LUIZ fundou  a "Baldan Bousquet", empresa para comércio por atacado de peças automotivas novas da Chevrolet, em Campos dos Goytacazes, onde residia com a família.

LUIZ BALDANODETE MORAES BORGES foram pais de:

F2.1.6.4.1. NEYLA BORGES BALDAN

Neyla Borges Baldan e Armando Gusmão com os filhos

NEYLA BORGES BALDAN casou com ARMANDO GUSMÃO, pais de LUIZ ARMANDO BALDAN GUSMÃO, CARLOS TADEU BALDAN GUSMÃO, LUIZ CARLOS BALDAN GUSMÃO, ANTONIO LUIZ BALDAN GUSMÃO e BERNADETE BALDAN GUSMÃO.

F2.1.6.4.2LYANE BORGES BALDAN casou com JOSEPH WILIAN CABRAL DOS SANTOS, pais de GUILHERME BALDAN DOS SANTOS, CLAUDIA BALDAN DOS SANTOS, LILIANA BALDAN DOS SANTOS  e LUIZ BALDAN DOS SANTOS.

F2.1.6.4.3. ELENICE BORGES BALDAN casou com LAURO CARDOSO DOS SANTOS.

F2.1.6.4.4. CARLOS ERNESTO BORGES BALDAN

Carlos Ernesto Borges Baldan e Rosinha Peixoto Baldan

CARLOS ERNESTO BORGES BALDAN casou com ROSA MARIA DE VASCONCELLOS PEIXOTO, pais de ERNESTO PEIXOTO BALDAN, MARIA PEIXOTO BALDAN, JOSÉ AMÉRICO PEIXOTO BALDAN e LUIZA PEIXOTO BALDAN.

F2.1.6.4.5. MARIA APARECIDA BORGES BALDAN, faleceu aos quatro meses de idade, em 27.11.1950, em Campos dos Goytacazes.

F2.1.6.5. ERNESTINA ROSA BORGES nasceu por volta de 1896 e faleceu aos três anos, de pneumonia, no dia 14.07.1898.

F2.1.6.6. MARIA CAROLINA MORAES BORGES (Nini) nasceu por volta de 1907 em Barra do Pirapetinga. Residia com a irmã Odete em Campos dos Goytacazes, RJ, onde faleceu, solteira, em 02.06.1983, aos 76 anos. Foi sepultada no cemitério público de Bom Jesus do Itabapoana.

F2.1.6.7. ENEDINA MORAES BORGES (Dina)

Casou com ANTONIO RANGEL CABRAL Sem geração.

F2.1.6.8. ARY MORAES BORGES faleceu aos dois meses de idade, no dia 04 de julho de 1909.

Aos treze dias do mês de julho do ano de mil novecentos e nove, nesta freguesia de Bom Jesus do Itabapoana, décimo distrito de Itaperuna, compareceu em meu cartório José Rodrigues do Carmo, brasileiro, lavrador, residente neste distrito, casado com d. Amelia Borges do Carmo, e declarou: que no dia quatro do corrente, às duas horas da manhã, faleceu de morte natural seu filho de nome Ary, com dois meses de idade, o qual foi sepultado no cemitério público deste arraial. E para constar, fiz este termo. Eu, Antonio Luiz Martins Ribeiro, escrivão, o escrevi e assinei.” (25)

F2.1.6.9. DJALMA MORAES BORGES

Nasceu em Barra do Pirapetinga, casou com AUGUSTA CASEMIRA DE CAMPOS, filha de Alfredo Casemiro de Campos. DJALMA iniciou como auxiliar de farmacêutico na Farmácia Normal, em Bom Jesus do Itabapoana. Estabeleceu-se como farmacêutico em Barra do Pirapetinga e Pirapetinga. 

DJALMA e AUGUSTA foram pais de quatro filhos: 

F2.1.6.9.1. MARIA DA PENHA CAMPOS BORGES casou com JOSÉ DA SILVA CAMPOS.

José da Silva Campos e Maria da Penha Campos Borges.

Pais de CESAR AUGUSTO CAMPOS BORGES, atual pároco da Paróquia Santo Alberto Magno, Diocese de Guarulhos, SP.

F2.1.6.9.2. ALINE CAMPOS BORGES casou com DAGOBERTO FASSBENDER SILVEIRA, filho de Omar Figueiredo Silveira e Ana Fassbender. Pais de SERGIO BORGES SILVEIRA, MAURICIO BORGES SILVEIRA, MARCELO BORGES SILVEIRA e RICARDO BORGES SILVEIRA. 

F2.1.6.9.3. SONIA CAMPOS BORGES casou com PAULO AFONSO MAIA E SILVA, pais de:     LUCIA BORGES MAIA, FERNANDO BORGES MAIA, RENATO BORGES MAIA e HELOÍSA BORGES MAIA.  

F2.1.6.9.4. JOSÉ CARLOS CAMPOS BORGES casou com MARÍLIA FERNANDES, pais de JOSÉ CARLOS CAMPOS BORGES JR., RONALDO CAMPOS BORGES, ANDRÉ FERNANDES BORGES e DENISE FERNANDES BORGES.

Viúvo, DJALMA casou segunda vez com sua prima NOÊMIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA (Vide F2.7.1.3.), professora, filha de Francisco Teixeira de Oliveira e Licorina Teixeira Lengruber. Neta materna de Frederico José Lengruber e Virgilina Joaquina Teixeira. Sem geração. DJALMA faleceu em 15 de janeiro de 1984, em Itaperuna, RJ.

F2.1.6.10. RUY DE MORAES BORGES casou com sua prima ADELAIDE FERREIRA BORGES, filha de José de Oliveira Borges e Maria de Moraes Ferreira. Sem geração.(Vide F2.1.7.3.1.)

F2.1.6.11. RANDOLFO MORAES BORGES 

Randolfo Moraes Borges e Minervina de Almeida Ramos

RANDOLFO MORAES BORGES casou com MINERVINA DE ALMEIDA RAMOS, nascida por volta de 1900, filha de Honório de Almeida Ramos e Jovita Umbelina Teixeira Borges. Neta paterna de Manoel José de Almeida e Mariana de Almeida Ramos; neta materna de Antonio José Borges e Bárbara Rosa Teixeira. O casal residiu na Barra do Pirapetinga, Bom Jesus do Itabapoana. 

RANDOLFO e MINERVINA foram pais de:

F2.1.6.11.1. MARIA BORGES DE ALMEIDA casou com PEDROLINO REZENDE BARROSO DA FONSECA, pais de cinco filhos: MANOEL BARROSO DA FONSECA NETO, MARLENE BORGES REZENDE DA FONSECA, NILA, ANA MARIA BORGES REZENDE DA FONSECA, PAULO BORGES REZENDE DA FONSECA e MARIA NILZA BORGES REZENDE DA FONSECA. 

F2.1.6.11.2. ZILDA BORGES DE ALMEIDA casou com EDALMO MURY BRANDÃO (Tuca), filho de Antonio Gonçalves Brandão e Amélia Mury. Pais de: ADELMO BORGES BRANDÃO n. Vargem Alegre, WANDA BORGES BRANDÃO e ANTONIO BORGES BRANDÃO. 

F2.1.6.11.3. GENILDA BORGES DE ALMEIDA

Genilda Borges de Almeida e Jorge Jabôr

GENILDA BORGES nasceu em 05.08.1926, casou aos 23.03.1949 com JORGE LENGRUBER JABÔRnascido em Bom Jesus do Itabapoana, filho de Nahim Jabôr Tannus, libanês nascido em Beirute, que veio com 14 anos de idade para o Rio de Janeiro e mais tarde se fixou em Bom Jesus do Itabapoana, e Lila Lengruber Charpinel; neto materno de João Pedro engruber Jr. e Idalina Hortência Charpinel. JORGE JABÔR foi um dos 18 bonjesuenses membros da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial (26) Pais de JORGE JABOR FILHO e ELIANE BORGES JABOR.

F2.1.6.11.4. JOSÉ MORAES BORGES casou com ADOREMIA DELBONI BORGES, pais de TEREZA CRISTINA BORGES e SONIA BORGES.

F2.1.6.11.5. ELIAS MORAES BORGES casou com LIA BORGES, pais de ELIAS ANTONIO BORGES, SERGIO BORGES e RITA DE CÁSSIA BORGES.

F2.1.6.12. FRANCISCO MORAES BORGES

Francisco Moraes Borges e Odete Tavares Borges, filhos e Luiza.

FRANCISCO nasceu no dia 19.04.1915, na Barra do Pirapetinga, em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, onde casou, aos 12.05.1938, com ODETE BASTOS TAVARES, filha de Vicente Pedro Tavares e Ercília Alves Bastos, nascida aos 09.11.1916, em Campos dos Goitacazes. FRANCISCO faleceu no dia 13.08.1978 e ODETE em 26.11.2010.

FRANCISCO e ODETE foram pais de:

F2.1.6.12.1. LENY TAVARES BORGES

Luciano Augusto Bastos e Leny Borges Bastos

LENY TAVARES BORGES nasceu no dia 04.03.1939 e casou aos 05.02.1956 com LUCIANO AUGUSTO BASTOS, filho de Olívio Alves Bastos e Vivaldina Martins Bastos. Pais de CLAUDIA MARTINS BORGES BASTOS, GINO MARTINS BORGES BASTOS, FRANCIA MARTINS BORGES BASTOS e PAULA APARECIDA MARTINS BORGES BASTOS.

F2.1.6.12.2. ERNESTO TAVARES BORGES 

Ernesto Tavares Borges e Izany Batista Borges (centro) e família

ERNESTO casou com IZANY BATISTA BORGES, filha de Antonio Batista e Irandy Junger Batista. Pais de dois filhos: SANDRO BATISTA BORGES e RAFAEL BATISTA BORGES. 

F2.1.6.12.3. ERCÍLIA BORGES DO CARMO casou com CÉSAR PIMENTEL DO CARMO, filho de Ailton Rodrigues do Carmo e Maria da Conceição Pimentel. Pais de dois filhos: BRUNO BORGES DO CARMO e TAÍS BORGES DO CARMO. 

F2.1.6.12.4. LUIZ TAVARES BORGES

Luiz Tavares Borges e Virgínia Lane de Moraes

Casou com VIRGÍNIA LANE DE MORAES, filha de Sebastião Dutra de Moraes e Hilda Teixeira de Moraes. Sem geração.

F2.1.7. ELISA TEIXEIRA DE MORAES nasceu por volta de 1877 na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, onde correu o proclama de seu casamento em 20.03.1896, ela aos 18 anos, com JOÃO FERREIRA CONDÉ, 22 anos, nascido em 07.03.1879, em Santo Antonio de Itabapoana, freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, filho de Manoel Ferreira Martins e Felisbina Inês de Castro. Neto paterno de Antonio Ferreira Martins e Florinda Maria de Jesus. Neto materno de Jacob Antonio Teixeira e Joaquina Umbelina de Condé. JOÃO foi negociante e representante comercial por muitos anos em Bom Jesus do Itabapoana e região.

Faço saber que pretendem casar-se João Ferreira Condé e Elisa Teixeira de Moraes. Ele filho legítimo de Manoel Ferreira Martins e de Felisbina Maria de Condé, com vinte dois anos de idade, solteiro, natural desta freguesia, onde é residente. Apresentaram os documentos exigidos pela lei. Se alguém tiver conhecimento de algum impedimento legal, acesse-o para os fins de direito. E para constar e chegar este ao conhecimento de todos, lavro o presente para ser afixado no lugar do costume. Bom Jesus do Itabapoana, 20.03.1896. O Oficial do Registro, Antonio Luis Martins Ribeiro.” (25)

JOÃO e ELISA foram pais de:

F2.1.7.1. JOÃO DE MORAES FERREIRA

F2.1.7.2. ASTOLFO MORAES FERREIRA

F2.1.7.3. MARIA DE MORAES FERREIRA

F2.1.7.4. DORALICE DE MORAES FERREIRA

F2.1.7.5. YOLANDA DE MORAES FERREIRA

F2.1.7.6. TEREZA DE MORAES FERREIRA

F2.1.7.7. ELIAS DE MORAES FERREIRA

F2.1.7.8. FRANCISCO DE MORAES FERREIRA

F2.1.7.9. FELISBINA TEIXEIRA DE MORAES 

abaixo discriminados:

F2.1.7.1. JOÃO DE MORAES FERREIRA casou com MARIA DAS DORES FREIRE, filha de José Cabeça e Maria da Conceição Freire. Pais de: 

F2.1.7.1.1. JOSÉ FREIRE FERREIRA casou com ENID BASTOS. Pais de MARCOS BASTOS FERREIRA, MARA BASTOS FERREIRA, RICARDO BASTOS FERREIRA 

F2.1.7.1.2. ASTOLFO FREIRE FERREIRA casou com NORMA TARDIN. Pais de FATIMA TARDIN FERREIRA, APARECIDA TARDIN FERREIRA e ANTONIO CARLOS TARDIN FERREIRA. 

F2.1.7.1.3. SEBASTIÃO FREIRE FERREIRA casou com SÍRIA JABOUR, pais de LILA MARIA JABOUR FERREIRA, TADEU JABOUR FERREIRA, MARIA AUXILIADORA FREIRE FERREIRA, ASTOLFO FREIRE FERREIRA, MARIA ELISA FREIRE FERREIRA, GERALDO FREIRE FERREIRA, MARIA APARECIDA FREIRE FERREIRA, MARIA DAS GRAÇAS FREIRE FERREIRA. 

F2.1.7.1.4. GERALDO FREIRE FERREIRA casou com MARIA JOSÉ MAGALHÃES. Pais de ROSEMARY MAGALHÃES FERREIRA, ROSANE MAGALHÃES FERREIRA E ROSÂNGELA MAGALHÃES FERREIRA. 

F2.1.7.1.5. MARIA AUXILIADORA FREIRE FERREIRA casou com VICENTE TEIXEIRA MATTOS. Pais de TARCISIO FERREIRA MATTOS. 

F2.1.7.1.6. ELIZA FREIRE FERREIRA casou com LENDOR VIANA NUNES. Pais de RITA FERREIRA NUNES, CARLOS ALBERTO FERREIRA NUNES e SANDRA FERREIRA NUNES. 

F2.1.7.1.7. APARECIDA FREIRE FERREIRA casou com NADIR MEDEIROS GARCIA. Sem geração. 

F2.1.7.1.8. MARIA DAS GRAÇAS FREIRE FERREIRA.

F2.1.7.2. ASTOLFO MORAES FERREIRA casou com MARIA DO CARMO LIMA. Pais de: 

F2.1.7.2.1. AMIN LIMA DE MORAES

Amin Lima de Moraes (direita) e o irmão Ary Lima de Moraes

AMIN casou com DINORAH GUIMARÃES , pais de MÁRCIA GUIMARÃES DE MORAES, MARIA CÁSSIA GUIMARÃES DE MORAES, MARCOS ANTONIO GUIMARÃES DE MORAES, MARISTELA GUIMARÃES DE MORAES e MIRIAM GUIMARÃES DE MORAES.

F2.1.7.2.2. ARY LIMA DE MORAES casou com WANDA PEREIRA LOUREIRO, pais de JOÃO LUIZ LOUREIRO DE MORAES, VIRGÍNIA LOUREIRO DE MORAES, PAULO LOUREIRO DE MORAES, RITA DE CÁSSIA LOUREIRO DE MORAES, ARY LIMA DE MORAES FILHO.

F2.1.7.2.3. ARIZIA LIMA DE MORAES

F2.1.7.2.4. AMIRES LIMA DE MORAES

F2.1.7.3. MARIA DE MORAES FERREIRA (Maricas)

José de Oliveira Borges e Maria de Moraes Ferreira ao lado dos filhos.

MARIA casou aos 25.01.1917, em Bom Jesus do Itabapoana, com JOSÉ DE OLIVEIRA BORGES (Zezé Borges), filho de Francisco José Borges Sobrinho e Maria Severina Teixeira de Oliveira. Neto paterno de Antonio José Borges e Bárbara Rosa Teixeira. Neto materno de Severino Teixeira de Oliveira e Felicíssima Rosa Teixeira. ZEZÉ BORGES nasceu a 13.11.1895, em Barra do Pirapetinga e faleceu no dia 16.07.1982. Foi comerciante e comprador de café. Político, foi vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Itaperuna. Primeiro Prefeito de Bom Jesus do Itabapoana após sua segunda emancipação, em 1939, cargo no qual permaneceu até 1946; Deputado Estadual pelo PSD, sendo um dos constituintes de 1947; Vereador por duas vezes, intercaladas com uma para Prefeito, em 1954. (27)

JOSÉ DE OLIVEIRA BORGES e MARIA DE MORAES FERREIRA  foram pais de: 

F2.1.7.3.1. ADELAIDE FERREIRA BORGES nasceu em 28.10.1917, casou com seu primo RUY MORAES BORGES (Vide F2.1.6.12), filho de Ernesto José Borges e Minervina Teixeira. Sem geração. 

F2.1.7.3.2. MARIA FERREIRA BORGES casou com EMANUEL PEREIRA DAS NEVES, pais de JOSÉ AUGUSTO PEREIRA DAS NEVES, EMANUEL PEREIRA DAS NEVES FILHO, GEORGE BORGES PEREIRA DAS NEVES, ERNANI BORGES PEREIRA DAS NEVES, ELIZABETH BORGES PEREIRA DAS NEVES, FERNANDO BORGES PEREIRA DAS NEVES, TADEU BORGES PEREIRA DAS NEVES, MARIA CRISTINA BORGES PEREIRA DAS NEVES

F2.1.7.3.3. GERALDO FERREIRA BORGES casou com MARIA CRISTINA FERREIRA BORGES.

F2.1.7.3.4. JOSÉ FERREIRA BORGES casou com EURÍDICE CAVICHINI, pais de MARIA LUCIA CAVICHINI BORGES e MARIA ELISA CAVICHINI BORGES. 

F2.1.7.3.5. ANTONIO FERREIRA BORGES casou com ILNE PERALVA, pais de JOSÉ LUIZ PERALVA BORGES, ANTONIO PAULO PERALVA BORGES e MARIA ILVA PERALVA BORGES.

F2.1.7.3.6. THEREZINHA FERREIRA BORGES casou com ZAIRO CHEIBUB, pais de ARGELINA BORGES CHEIBUB, ZACARIAS BORGES CHEIBUB, PAULO AFONSO BORGES CHEIBUB, MARIA ADELAIDE BORGES CHEIBUB e ZAIRO BORGES CHEIBUB.

F2.1.7.3.7. LUIZ FERREIRA BORGES casou com THEREZINHA LOUREIRO, pais de JOSÉ MARIO LOUREIRO BORGES, JOSÉ LUIZ LOUREIRO BORGES, JOSÉ ARY LOUREIRO BORGES, JOSÉ FRANCISCO LOUREIRO BORGES e MARIA JOSÉ LOUREIRO BORGES.

F2.1.7.3.8. FRANCISCO DE OLIVEIRA BORGES casou com CAROLINA MARY DE CASTRO, pais de LY DE CASTRO BORGES, JOSÉ DE OLIVEIRA BORGES NETO, JOÃO FÉLIX DE CASTRO BORGES, FRANCISCO DE CASTRO BORGES e ALEXANDRE DE CASTRO BORGES.

F2.1.7.3.9. JOÃO BATISTA FERREIRA BORGES casou com DULCE TARDIN, pais de MÔNICA TARDIN BORGES, JAQUELINE TARDIN BORGES e GUSTAVO TARDIN BORGES.

F2.1.7.3.10. PAULO FERREIRA BORGES casou com ANA MARIA LOBO, pais de MARCIA LOBO BORGES, NELSON LOBO BORGES, PAULA LOBO BORGES.

F2.1.7.4. DORALICE MORAES FERREIRA casou seu primo LEONIDES MORAES CATHARINA, filho de João Antonio Catharina Jr. e Maria Tereza de Moraes. (vide F2.1.4.6.)

Doralice de Moraes Ferreira e Leonides de Moraes Catharina

F2.1.7.5. YOLANDA DE MORAES FERREIRA casou com AYRES SOARES. Sem geração.

F2.1.7.6. THEREZA DE MORAES FERREIRA nasceu em 18.12.1910, casou aos 08.01.1930 com VICTÓRIO FEROLLA, nascido em 01.04.1908, em Belisário, distrito de Muriaé, MG, filho dos imigrantes italianos Luiz Ferolla e Maria Janotti Ferolla. 

Thereza de Moraes Ferreira e Victório Ferolla

THEREZA e VICTÓRIO foram pais de: 

F2.1.7.6.1. LUIZ ALBERTO FERREIRA FEROLLA casou com DENINA POUBEL SILVEIRA. 

F2.1.7.6.2. MARIA FERREIRA FEROLLA (MARIAZINHA) casou com NILTON LANNA.

F2.1.7.6.3. HUMBERTO FERREIRA FEROLLA 

F2.1.7.6.4. MARLY FERREIRA FEROLLA casou com RONALDO BENTO.

F2.1.7.7. ELIAS DE MORAES FERREIRA casou com LAUDELINA GOMES DE MORAES, filha de Firmino Dutra de Moraes e Palmira Gomes de Moraes.

Elias de Moraes Ferreira e Laudelina Gomes de Moraes.

Pais de:

F2.1.7.7.1. VERA LUCIA GOMES FERREIRA 

F2.1.7.7.2. JOSÉ FIRMINO GOMES FERREIRA 

F2.1.7.7.3. JOÃO CARLOS GOMES FERREIRA casou com TERESA CRISTINA BORGES ALVARENGA, filha de Daniel Borges Alvarenga e Maria José Borges. Pais de DANIELE ALVARENGA FERREIRA e CRISTIANO ALVARENGA FERREIRA e RAFAEL ALVARENGA FERREIRA.

F2.1.7.7.4. ELIAS GOMES FERREIRA 

F2.1.7.7.5. RITA DE CÁSSIA GOMES FERREIRA 

F2.1.7.7.6. JORGE GOMES FERREIRA.

F2.1.7.8. FRANCISCO DE MORAES FERREIRA casou primeira vez com HERCILIA MORAES RIBEIRO, filha de Francisco Alves Ribeiro de Aquino e Francisca de Moraes Catharina. Sem geração. (F2.1.4.3.2.). Casou segunda vez com Luzia de Almeida, sem geração.

F2.1.7.9. FELISBINA TEIXEIRA DE MORAES casou com RODOLFO DO NASCIMENTO.

F2.1.8. ERNESTINA TEIXEIRA DE MORAES nasceu por volta de 1879, casou com JOAQUIM DE AQUINO XAVIER, filho de Carlos de Aquino Xavier e Francisca de Paula Cerqueira ou Francisca Cândida Cerqueira.

Faço saber que pretendem casar-se Joaquim de Aquino Xavier e Ernestina Gomes de Moraes. Ele, filho legítimo de Carlos de Aquino Xavier e de Francisca de Paula Cerqueira, com vinte e dois anos de idade, solteiro, natural do Estado de Minas e residente nesta freguesia. Ela, filha legítima de Elias Gomes de Moraes e de Tereza de Jesus Teixeira de Moraes, com quinze anos de idade, solteira, natural desta freguesia, onde é residente. Apresentaram os documentos exigidos pela lei. E para constar e chegar ao conhecimento de todos, lavro o presente para ser fixado no lugar do costume. Bom Jesus do Itabapoana, 15 de agosto de 1895. O Oficial do Registro Civil Antonio Luiz Martins Ribeiro.” (25)

JOAQUIM e ERNESTINA foram pais de:

F2.1.8.1. GIL ROBERTO XAVIER 

              F2.1.8.2. ZILDA DE MORAES XAVIER

              F2.1.8.3. MARIA ELISA DE MORAES XAVIER

Viúva, ERNESTINA casou segunda vez com AUGUSTO JOSÉ NUNES, filho de Francisco José Nunes e Ana Furtado de Mello. Pais de:

            F2.1.8.4. MARIA ELISA NUNES

            F2.1.8.5. JOSÉ MORAES NUNES

F2.1.8.6. MARIA AUGUSTA MORAES NUNES (Lia) casou com ULISSES VIEIRA DE REZENDE, filho de Luiz Vieira de Rezende e Amélia Augusta Dias Lopes; neto paterno do Major Luiz Vieira da Silva Pinto e Carlota Carolina de Rezende; neto materno de João Dias Lopes e Maria José Medina. 

ULISSES VIEIRA DE REZENDE e MARIA AUGUSTA MORAES NUNES foram pais de:

F2.1.8.6.1. GUIDO NUNES DE REZENDE casou com EULINA RODRIGUES, pais de JOUBERT RODRIGUES DE REZENDE e MILENE RODRIGUES DE REZENDE.

F2.1.8.6.2. MARIA ALICE NUNES VIEIRA

F2.1.8.6.3. MARIA AMÉLIA VIEIRA CATHARINA casou com JOÃO FERREIRA CATHARINA, pais de CLAUDIO VIEIRA CATHARINA e RITA DE CÁSSIA VIEIRA CATHARINA. (F2.1.4.6.1.)

F2.1.8.6.4. MARIA ELZA NUNES DE REZENDE

F2.1.8.6.5. ROBERTO NUNES DE REZENDE casou com ELZA HELENA PIRES, pais de MARIA ELZA PIRES DE REZENDE.

F2.1.9. LEONIDIA TEIXEIRA DE MORAES nasceu por volta de 1881. LEONIDIA faleceu aos trinta e oito anos, casada, aos 02.10.1919 em Bom Jesus do Itabapoana.

Aos dois dias do mês de outubro do ano de mil novecentos e dezenove, nesta freguesia de Bom Jesus do Itabapoana, décimo distrito de Itaperuna, em meu cartório me foi apresentado o atestado de óbito passado pelo Drs. Columbino H. Teixeira de Siqueira e Jerônimo Baptista Tavares, no qual declara de hoje, às três horas e vinte e cinco minutos da tarde, faleceu de embolia pulmonar D. Leonídia Teixeira de Moraes Salles, brasileira, de cor branca, casada, doméstica, com trinta e oito anos de idade, residente neste distrito. E para constar, fiz este termo. Eu, Antonio Fragoso Dias, escrevente autorizado, no impedimento do escrivão a escrever e assinar.” (25)

F2.1.10. ADELIA TEIXEIRA DE MORAES nasceu por volta de 1884. Casada com PANTALEÃO JOSÉ NUNES, professor, nascido em 1881, filho do Cap. Francisco José Nunes e Ana Furtado de Mello. ADELIA faleceu em 07.08.1916. 

F2.1.10.1. MARIA THEREZA NUNES nasceu em 16.04.1911, casou aos 10.10.1928 com ARNALDO LOPES BARBOS, nascido em São José do Calçado, ES, filho de José Damasceno Barbosa e Theotonia Petronilha de Aguiar, pais de: 

F2.1.10.1.1. CASSIA NUNES BARBOSA nasceu em 18.01.1832 em São José do Calçado.

F2.1.10.1.2. CASSIANO NUNES BARBOSA nasceu em 14.05.1933 em São José do Calçado, ES.

F2.1.10.1.3. CELIA NUNES BARBOSA nasceu em     28.04.1836 em São José do Calçado, ES.

F2.1.11. HORÁCIO GOMES TEIXEIRA nasceu aos 24.02.1889, foi registrado no dia 09.03.1889 e “batizado com o nome Horácio Gomes Teixeira” tendo como padrinhos Oscar Vieira de Rezende e sua mulher D. Augusta de Rezende.


                                                 &2º

F2.2. FRANCISCO TEIXEIRA

Batizado aos 25.10.1855 na Paróquia de São Manoel do Pomba, MG; foram padrinhos o avô materno Francisco José Borges e a segunda esposa Ana Rosa Teixeira.


                                                    &3º

F2.3. ANTONIO TEIXEIRA DE SIQUEIRA JÚNIOR

Antonio Teixeira de Siqueira Júnior


ANTONIO nasceu por volta de 1857, provavelmente em São Manoel do Pomba, MG. Casou após dispensa no impedimento de consaguinidade em 2º grau da linha transversal, por volta de 1878, com a prima BRÍGIDA TEIXEIRA NUNES, filha de José Joaquim Nunes e Rita Maria Teixeira de Siqueira; neta paterna de José Joaquim Nunes e Maria Antonia da Silveira; neta materna de Francisco Teixeira de Siqueira e Felicíssima Rosa d’Oliveira.

Passou-se provisão a 22 de outubro dispensando os Oradores Antonio Teixeira de Siqueira Júnior e Brígida Nunes Teixeira no impedimento de consanguinidade em 2º grau igual da linha transversal. Rio, 25 de outubro de 1878. Monsenhor Cassiano.”
(28)

ANTONIO TEIXEIRA DE SIQUEIRA FILHO era fazendeiro de Café e possuía terras na Barra do Cágado. Aparece na lista de Fazendeiros com colheita de 500 a 10.000 arrobas de café na Freguesia de Natividade de Carangola, no Almanak de Campos dos Goitacazes de 1880.

ANTONIO e BRIGIDA foram pais de: 

        F2.3.1. RITA MARIA TEIXEIRA casou com MANOEL                 FERREIRA DOS SANTOS

        F2.3.2. DINORÁ NUNES TEIXEIRA casou com PEDRO             FERREIRA DOS SANTOS

                                                      
            
                                                 &4º                                                              

F2.4. FELICÍSSIMA JOAQUINA TEIXEIRA

Assinaturas de Felicíssima Joaquina Teixeira e João Antonio Catharina

FELICÍSSIMA nasceu por volta de 1858, casou com JOÃO ANTONIO CATHARINA, filho de Antonio Joaquim Catharina e Maria Clara de Jesus. João Catharina foi fazendeiro de café, eleitor e jurado na freg. Sr. Bom Jesus do Itabapoana. 

Faleceu FELICÍSSIMA JOAQUINA TEIXEIRA aos 24 de agosto de 1878, na freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana.

O Inventário dos bens foi aberto pelo viúvo em Campos dos Goytacazes, aos 05.03.1879. Entre os bens: uma casa de vivenda, paiol para milho, paiol para café, moinho e pasto, 10 mil pés de café; outra casa e um cafezal; 15 alqueires de terras de planta mais 2 alqueires de terras na freguesia de Natividade de Carangola, no sítio denominado Vala; 11 escravizados; 2 vacas, 3 bois, 1 burro, 1 besta, 1 cavalo russo, 5 capados, 18 porcos, 1 carro forrado e 3 ações da Estrada de Ferro de Carangola. Foram avaliadores dos bens Domingos Nunes de Moraes e José Venâncio de Almeida Ramos. (29)

FELICÍSSIMA JOAQUINA e JOÃO ANTONIO foram pais de:

F2.4.1. MARIA CLARA TEIXEIRA CATHARINA

F2.4.2. GERTRUDES JOAQUINA TEIXEIRA CATHARINA

F2.4.3. ANTONIO TEIXEIRA CATHARINA

F2.4.4.  JOÃO ANTONIO CATHARINA JR.

F2.4.5. JOSÉ TEIXEIRA CATHARINA

F2.4.6.  RAQUEL TEIXEIRA CATHARINA

abaixo discriminados:

F2.4.1. MARIA CLARA TEIXEIRA CATHARINA, nasceu por volta de 1865 na Freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, onde se casou, em 07.07.1879, após dispensa de impedimento de consanguinidade de segundo grau igual da linha transversal, aos 14 anos, com ANTONIO FERREIRA MARTINS SOBRINHO, batizado aos 17.07.1857, na mesma Freguesia, filho de José Ferreira Martins e Francisca Maria de Jesus. O casamento foi assistido pelo Padre José Guedes Machado e teve como testemunhas José Carlos de Campos e Antonio Teixeira de Siqueira Jr. 

MARIA CLARA TEIXEIRA CATHARINAe ANTONIO FERREIRA MARTINS foram pais de:

F2.4.1.1 FELICISSIMA MARIA FERREIRA, nasceu por volta de 1881 na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, onde casou aos 18 anos, em 01.07.1899, com JOSÉ CUSTODIO DA SILVA, 22 anos, filho de Manoel Custodio Teixeira e Justina Maria da Silva, após dispensa do impedimento de quarto grau de linha igual. Foram testemunhas do casamento Ernesto José Borges e Espiridião Ferreira Martins.

F2.4.2. GERTRUDES JOAQUINA TEIXEIRA CATHARINA, nascida por volta de 1866 na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, onde casou aos 14 anos, em 24.04.1880, com ANTONIO GUILHERME DE SALLES, nascido por volta de 1849, na freg. N. Sra. Remédios, MG, filho de José Francisco de Salles e Silvana Maria de Jesus; foram testemunhas o Tte. José Teixeira de Siqueira e Joaquim Antonio Catharina. Após o falecimento de Gertrudes, Antonio Guilherme casou segunda vez com Ana Gabriela de Jesus, filha de Antonio Dias Moreira e Ana Marcelina de Jesus; neta materna de Jacob Furtado de Mendonça e Francisca Gabriela Teixeira Mendonça. Antonio Guilherme e Ana Gabriela tiveram a filha Maria Guilherme, que se casou com José Pereira de Araújo. 

F2.4.3. ANTONIO TEIXEIRA CATHARINA, nascido aos 24.06.1869 e batizado aos 04.07.1869 na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, pelo Vigário José Guedes Machado; foram padrinhos Joaquim Antonio Catharina e sua mulher Ana Rosa da Conceição. Casou com CAMILA CATHARINA. Foram pais de: 

F2.4.3.1. ANTONIO CATHARINA, nasceu por volta de 1900, lavrador em Pirapetinga, onde faleceu solteiro, no dia 09.02.1960, sendo declarante do óbito José Raposo.

F2.4.4.  JOÃO ANTONIO CATHARINA JR., nasceu aos 21.02.1871 e batizado em 16.03.1871 pelo vigário José Guedes Machado, sendo padrinhos Antonio Pereira da Conceição e Maria Constância da Silva, na freguesia do sr. Bom Jesus do Itabapoana, RJ, onde casou aos 18 anos, no dia 21.02.1889, com sua prima MARIA TEREZA DE MORAES (Vide F2.1.4.), batizada na mesma freguesia aos 02.04.1869, filha de Elias Gomes de Moraes e Tereza Maria de Jesus Teixeira; neta paterna de Antonio Nunes de Moraes e Bárbara Umbelina Gomes de Moraes; neta materna de Francisco José Borges e Gertrudes Joaquina da Silva.  

João Catharina Jr. 
Álbum do Município de Itaperuna. 1922.

JOÃO ANTONIO CATHARINA JR. foi fazendeiro em Pirapetinga, proprietário da Fazenda do Bonito e da Fazenda Pirapetinga, em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, onde se destacou na criação de animais e produção de laticínios (queijos e manteiga). Político, foi um dos primeiros representantes da freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana à Câmara Municipal de Itaperuna quando esta foi instalada em 04 de julho de 1889, tendo sido Vereador (21) e Presidente da Câmara no período de 1919 a 1923. Com cerca de 56 anos, Faleceu JOÃO ANTONIO CATHARINA JR. com cerca de 56 anos de idade, em Pirapetinga, onde foi homenageado sendo seu nome dado a uma escola local. 

Fazenda de João Catharina Júnior.
Álbum do Município de Itaperuna.1922.

“Filho deste município, era o Coronel João Catarina fazendeiro no próspero distrito de Bom Jesus do Itabapoana, no lugar denominado “Pirapetinga”, onde faleceu pouco tempo depois de deixar a Presidência da Câmara, aos 56 anos presumíveis".

JOÃO ANTONIO CATHARINA JR. e MARIA TEREZA foram pais de:

            F2.1.4.1. TEREZA DE MORAES CATHARNA

            F2.1.4.2. JOÃO DE MORAES CATHARINA

            F2.1.4.3. FRANCISCA DE MORAES CATHARINA

            F2.1.4.4. OTAVIO DE MORAES CATHARINA

            F2.1.4.5. AMELIA DE MORAES CATHARINA

            F2.1.4.6. LEONIDES DE MORAES CATHARINA

            F2.1.4.7. OTELINA DE MORAES CATHARINA

            (Vide F2.1.4.)

F2.4.5. JOSÉ TEIXEIRA CATHARINA nasceu por volta de 1872 na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana.

F2.4.6.  RAQUEL TEIXEIRA CATHARINA, nasceu aos 11.08.1875 e foi batizada aos 05.09 do mesmo ano pelo padre José Guedes Machado, na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, onde casou, aos 14 anos, em 20.02.1889 com PEDRO BERNARDES PINTO, 22 anos, natural da freguesia de São Pedro de Itapemirim, Província ES, filho de José Bernardes Pinto Brandão e Maria Rita de Jesus; foram testemunhas Teófilo Rodrigues do Carmo e Alípio d’Oliveira Celestino. José Bernardes Pinto Brandão foi fazendeiro de café e inspetor de quarteirão no distrito de S. José do Calçado, município de Itapemirim, ES. PEDRO e RAQUEL eram proprietários em Santa Bárbara, freguesia de São Pedro de Itabapoana, ES, de acordo com o Censo de 1920  de São Pedro do Itabapoana, ES.


                                &5

F.2.5. RAQUEL ELISA TEIXEIRA

Nasceu por volta de 1860 na Freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, RJ, onde casou aos 22.11.1875, com FREDERICO JOSÉ LENGRUBER, filho de Frederich Leimgruber e Marianna Bourgnon.

Registro do casamento de Frederico José Lengruber Filho e Raquel Elisa Teixeira

Aos vinte e dois dias de novembro de mil oitocentos e setenta e cinco, nesta Freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, pelas três horas da tarde, depois de preenchidas todas as formalidades prescritas pelo Sacro Concílio de Trento e Constituição do Bispado, não resultando impedimento algum, dado mútuo consentimento, em minha presença e das testemunhas José Carlos de Campos e Francisco Teixeira de Siqueira, recebi em matrimônio a Frederico José Lengruber, filho legítimo de Frederico Lengruber e Dona Mariana Bourgnon Lengruber, nascido e batizado em Santa Rita do Rio Negro, nesta Província, com Raquel Elisa Teixeira, filha legítima de Antonio Teixeira de Siqueira e Dona Maria Joaquina da Silva, nascida e batizada nesta Freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, onde são moradores ambos os contraentes. E logo lhes dei as bênçãos nupciais na forma do ritual romano; do que mandei lavrar este assento, que assino. Vigário José Guedes Machado.” (12)

Frederico José Lengruber nasceu em Santa Rita do Rio Negro, Euclidelândia, Cantagalo, RJ, por volta de 1837. Seus pais, os suíços Frederich Leimgruber e Marianna Bourgnon, vieram na grande imigração para Nova Friburgo em 1819, e depois se transferiram para terras de Cantagalo, dedicando-se à produção de café.

Frederico José estabeleceu-se no ribeirão de Pirapetinga, freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, RJ na década de 1860, com o irmão João Pedro Lengruber e seus pais, atraídos pela grande produção de café na região. De acordo com o Almanak Laemmert da Província do Rio de Janeiro para 1863 e seguintes, Frederico Lengruber era Fazendeiro de café na Freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana. Nos anos de 1876 até 1880, Frederico José e seu pai Frederico Lengruber são mencionados entre os principais Fazendeiros de café da Freguesia. 

 
Frederico Lengruber era fazendeiro de café, Freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, Almanak Laemmert Província do Rio de Janeiro.1863.

Frederico Lengruber e Frederico José Lengruber, pai e filho. eram fazendeiros de café, Freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, Almanak Laemmert Província do Rio de Janeiro.1880.

Ainda sobre o pai de Frederico, o Jornal do Comércio de 19.04.1880 noticia o convite de Antonio Ignacio Lemgruber (irmão), Antonio Ubelhart Lengruber e Manoel Ubelhart Lengruber (sobrinhos) para missa de 7º dia do seu falecimento, “tendo recebido a infausta notícia do passamento de seu prezado irmão e tio Frederico Lemgruber, que residia em Bom Jesus do Itabapoana”.


Casarão em Pirapetinga foi construído pela família Lengruber.
Foto: Jornal O Norte Fluminense

Segundo o escritor Norberto Boechat, Frederico José Lengruber e João Pedro Lengruber construíram o imponente casarão localizado no centro da vila de Pirapetinga.(30)

RAQUEL faleceu alguns anos após o casamento. Não conseguimos localizar o óbito. Sabemos que ela já era falecida em 22.11.1879, data em que, viúvo, FREDERICO JOSÉ LENGRUBER casou segunda vez com sua cunhada VIRGILINA JOAQUINA TEIXEIRA, de 15 anos de idade. (vide F2.7.)


                                         &6º

F2.6. ANA JOAQUINA TEIXEIRA DE JESUS

Batizada no dia 09.09.1861 pelo padre João Rodrigues da Cunha, tendo por padrinhos Antonio Nunes de Moraes e Bárbara Umbelina de Moraes, na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, RJ, onde casou, em 30.09.1876, com LADISLAU JOSÉ FERREIRA, natural de Queluz, MG (atual Conselheiro Lafaiete), morador na freguesia de Lagoa Dourada, MG, filho do Cap. Gervasio Ferreira de Souza e Cândida Umbelina de Jesus. Neto paterno de José Ferreira de Souza e Antonia Rita de Jesus Xavier. Neto materno de Francisco Lourenço Borges e Ana Rosa de Jesus.

LADISLAU faleceu por volta de 1879, sendo seus bens inventariados pelo cunhado João Antonio Catharina, como vemos no edital publicado no jornal Monitor Campista: “Inventário – João Antonio Catharina. Inventariante. Ladislau José Ferreira. Falecido. – Mandou-se que, selados e preparados, vão conclusos ao Dr. Juiz de Direito da Comarca.

Jornal Monitor Campista, 08.02.1880

LADISLAU JOSÉ FERREIRA e ANA JOAQUINA TEIXEIRA foram pais de:

F2.6.1. IZAURA JOAQUINA TEIXEIRA nasceu por volta de 1878 na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, RJ, onde correu o proclama de seu casamento, aos 14 anos, em 04.03.1892, com PAULINO DE ALMEIDA RAMOS, 20 anos, filho de José Venancio de Almeida Ramos e Maria Ignacia Almeida; neto paterno de José Zeferino de Almeida e Leonor Porcina de Almeida; neto materno de José Furtado Costa e Ignacia Maria Costa. 

Viúva, ANA JOAQUINA casa segunda vez no dia 07.06.1879 com seu cunhado JOÃO ANTONIO CATHARINA, viúvo por falecimento de FELICISSIMA JOAQUINA TEIXEIRA. (vide F2.5.)


                                        &7º 

F2.7. VIRGILINA JOAQUINA TEIXEIRA

Assinaturas de Frederico José Lengruber e Virgilina Teixeira Lengruber

VIRGILINA nasceu por volta de 1864, na freguesia do sr. Bom Jesus do Itabapoana, RJ, onde casou, aos 15 anos, no dia 07.07.1879 com FREDERICO JOSÉ LENGRUBER, viúvo após o falecimento de sua mulher, irmã de Virgilina (vide F2.2.2), natural de Santa Rita do Rio Negro, Euclidelândia, Cantagalo, MG, filho de Frederico Lengruber e Mariana Bourgnon. Pediram dispensa de impedimento de afinidade lícita em primeiro grau igual da linha transversal. Foram testemunhas José Carlos de Campos e Joaquim Teixeira de Siqueira

Registro do casamento de Frederico José Lengruber e Virgilina Joaquina Teixeira

“Aos sete dias do mês julho de mil oitocentos e setenta e nove, nesta Freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, por provisão de S. Excia. Revma. dispensando do impedimento de afinidade lícita, em primeiro grau igual da linha transversal, e preenchidas as mais formalidades prescritas pelo Sacro Concílio de Trento, com minha presença e das testemunhas José Carlos de Campos e Joaquim Teixeira de Siqueira, dado o mútuo consentimento, receberam-se em matrimônio Frederico José Lengruber, viúvo por falecimento de D. Raquel Rosa Teixeira, filho legítimo de Frederico Lengruber e D. Mariana Bourgnon, natural da freguesia de Santa Rita do Rio Negro, e D. Virgilina Joaquina Teixeira, idade quinze anos, filha legítima de Antonio Teixeira de Siqueira e D. Maria Joaquina da Silva, falecida, ambos os contraentes moradores nesta Freguesia. E logo lhes dei as bênçãos nupciais, na forma do ritual romano, e mandei lavrar este termo que assino. Vigário José Guedes Machado.”

VIRGILINA e FREDERICO foram pais de:

F2.7.1. LICORINA TEIXEIRA LENGRUBER (SUIÇA)

F2.7.2. FREDERICO TEIXEIRA LENGRUBER

F2.7.3. ISOLINA TEIXEIRA LENGRUBER

F2.7.4. ADILIO TEIXEIRA LENGRUBER

F2.7.5. ABILIO TEIXEIRA LENGRUBER

F2.7.6. ENEDINA TEIXEIRA LENGRUBER 

abaixo discriminados:

F2.7.1. LICORINA TEIXEIRA LENGRUBER (SUIÇA)

Licorina Teixeira Lengruber (Suíça) e Francisco Teixeira de Oliveira


LICORINA TEIXEIRA LENGRUBER casou aos 21 anos no dia 26.02.1908, na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, com FRANCISCO DE OLIVEIRA TEIXEIRA, filho de Modesto Teixeira de Oliveira e Custódia Teixeira Reis. Foram proprietários da Fazenda Mirindiba. 

Aos seis, digo, aos vinte e seis dias do mês de fevereiro do ano de mil novecentos e oito, às quatro horas da tarde, esta freguesia de Bom Jesus do Itabapoana, décimo distrito de Itaperuna, na Fazenda de Frederico José Lengruber, presente o Juiz de Paz em exercício José Reinaldo Teixeira de Carvalho, comigo depois de ter lido o art.9ª e seus parágrafos do Dec. de 24 de janeiro de 1890, e de ter perguntado se entre os contraentes não existia algum dos impedimentos referidos e de terem respondido que não, receberam-se em matrimônio Francisco de Oliveira Teixeira, solteiro, com vinte e cinco anos de idade, natural deste Estado, residente neste distrito, filho legítimo de Modesto Teixeira de Oliveira e de Custodia Teixeira Reis, ambos falecidos, com D. Licorina Teixeira Lengruber, solteira, com vinte  um anos de idade, natural deste distrito onde é residente, filha legítima de Frederico José Lengruber e D. Virgilina Teixeira Lengruber, já falecida. Em firmeza de que eu, Antonio Luiz Martins Ribeiro, escrivão, lavrei este ato em que todos assinam.” (25)

LICORINA e FRANCISCO foram pais de:

F2.7.1.1. NADIR TEIXEIRA DE OLIVEIRA

F2.7.1.2. MARIA DA GLORIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA

F2.7.1.3. MARIA JOSÉ TEIXEIRA DE OLIVEIRA

F2.7.1.4. CUSTÓDIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA

F2.7.1.5. OLIVEIRO TEIXEIRA  

F2.7.1.6. NOÊMIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA

F2.7.1.7. CARLOS TEIXEIRA DE OLIVEIRA

F2.7.1.8. PAULO TEIXEIRA DE OLIVEIRA

F2.7.1.9. IZABEL TEIXEIRA DE OLIVEIRA

F2.7.1.10. LUIZ TEIXEIRA DE OLIVEIRA

abaixo relacionados:

Filhos de Licorina Teixeira Lengruber e Francisco Teixeira de Oliveira.


F2.7.1.1. NADIR TEIXEIRA DE OLIVEIRA casou com AULO VIEIRA MACHADO, nascido em Muqui, ES, foi para Vargem Alegre em 1920. Segundo Norberto Boechat, AULO comprou a Fazenda do Bonito, de João Catharina Jr., então Vereador pela Câmara de Itaperuna. NADIR e AULO foram pais de: 

F2.7.1.1.1. FERNANDO VIEIRA MACHADO casou com TAMIRES ARAÚJO BOECHAT. Pais de AULO BOECHAT VIEIRA MACHADO e MARIA CRISTINA BOECHAT VIEIRA MACHADO. 

Viúva, NADIR casou segunda vez com FERNANDO JOSÉ GODEFROY LOPES DA COSTA.  Pais de:

F2.7.1.1.2. URIEL ÂNGELO TEIXEIRA DA COSTA 

F2.7.1.1.3. PÉRICLES AULO TEIXEIRA DA COSTA 

F2.7.1.1.4. DEMÉTRIO TEIXEIRA DA COSTA 

F2.7.1.1.5. MARILIA TEIXEIRA DA COSTA

F2.7.1.1.6. MÁRCIA TEIXEIRA DA COSTA

F2.7.1.2. MARIA DA GLORIA LENGRUBER TEIXEIRA DE OLIVEIRA

F2.7.1.3. MARIA JOSÉ TEIXEIRA DE OLIVEIRA casou com JOAQUIM BORGES DOS REIS, filho de Messias Borges Ribeiro e Maria Francisca Teixeira Reis.  

Joaquim Borges dos Reis e Maria José Teixeira de Oliveira  

MARIA JOSÉ e JOAQUIM foram pais de: 

F2.7.1.3.1. HELENA TEIXEIRA BORGES casou com HELITON DIAS PIMENTEL Pais de: MARIA APARECIDA BORGES PIMENTEL, ANA CRISTINA BORGES PIMENTEL, RITA DE CÁSSIA BORGES PIMENTEL e MAURÍCIO BORGES PIMENTEL.

F2.7.1.3.2. LICORINA TEIXEIRA BORGES casou com JOSÉ ALVÉCIO DE ALMEIDA. Sem geração. 

F2.7.1.3.3. REGINA MARIA TEIXEIRA BORGES casou com EXPEDITO DE SOUZA DIAS. Pais de: POLIANA BORGES DIAS e ALINE BORGES DIAS.

F2.7.1.3.4. IZABEL TEIXEIRA BORGES casou com primeira vez com ADÃO DA SILVA ABREU, pais de SYLVIA BORGES ABREU e JOSÉ GUILHERME BORGES ABREU. IZABEL casou segunda vez com HELIO GALLO. Sem geração.

F2.7.1.4. CUSTÓDIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA casou com LUIZ SOARES VINHOSA. Pais de MARINA VINHOSA DE LANNES, JACY TEIXEIRA VINHOSA, EDÉSIO TEIXEIRA VINHOSA, MARIZA VINHOSA PARDAL, MARIA CLEONI VINHOSA BARBOSA, DÉCIO TEIXEIRA VINHOSA, FRANCISCO LUIZ TEIXEIRA VINHOSA, PAULO TEIXEIRA VINHOSA, VERA LUIZA TEIXEIRA VINHOSA, JOSÉ ALBERTO TEIXEIRA VINHOSA e SILVANA TEIXEIRA VINHOSA.


F2.7.1.5. OLIVEIRO TEIXEIRA 

Oliveiro Teixeira de Oliveira e Tertuliana Simão de Oliveira

OLIVEIRO nasceu aos 15.01.1916, em Mirindiba, Pirapetinga, à época distrito de Itaperuna. Casou aos 02.07.1942, em São Fidélis, com TERTULIANA SIMÃO (Zita)OLIVEIRO TEIXEIRA foi Prefeito Municipal de Bom Jesus do Itabapoana por duas vezes. Foi nomeado em 03.04.1947 pelo Governador Edmundo Macedo Soares, permanecendo no cargo até a posse do prefeito eleito, Alfredo Ribeiro Portugal, em 04.10.1947. Foi eleito Prefeito para o mandato de 1963 a 1967. (31) OLIVEIRO faleceu aos 73 anos, no dia 17.01.1989.

OLIVEIRO e TERTULIANA foram pais de: 

F2.7.1.5.1. ANA MARIA SIMÃO TEIXEIRA casou com PEDRO RENATO DE BAPTISTA

Ana Maria Teixeira e os filhos Pedro Renato, Ana Renata e Marcelo.

Pais de ANA RENATA TEIXEIRA BAPTISTA, PEDRO RENATO TEIXEIRA BAPTISTA e MARCELO TEIXEIRA BAPTISTA.        

F2.7.1.6. NOÊMIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA

Professora, NOÊMIA lecionou por muitos anos na Escola Francisco Borges Sobrinho, na Barra de Pirapetinga. Casou com seu primo DJALMA MORAES BORGES, viúvo de Augusta Campos, filho de Ernesto José Borges e Minervina Teixeira Borges. Sem geração. (vide F2.1.6.10.)

F2.7.1.7. CARLOS TEIXEIRA DE OLIVEIRA casou NENCY FERREIRA. Pais de MARCIA FERREIRA OLIVEIRA e JANE FERREIRA OLIVEIRA.

F2.7.1.8. PAULO TEIXEIRA DE OLIVEIRA casou com ELISA FIAUX.

F2.7.1.9. IZABEL TEIXEIRA DE OLIVEIRA casou com GUILHERME TITO DE AZEVEDO.

F2.7.1.10. LUIZ TEIXEIRA DE OLIVEIRA


F2.7.2. FREDERICO TEIXEIRA LENGRUBER JR.

Assinaturas de Frederico Lengruber Jr. e Olga Teixeira Lengruber

Casou com OLGA TEIXEIRA DE OLIVEIRA, filha de Modesto Teixeira de Oliveira e Custódia Teixeira Reis. Pais de GERALDO OLIVEIRA LENGRUBER nasceu em 11.05.1930, no distrito de Jardim, São José do Calçado, ES.

F2.7.3. IZOLINA TEIXEIRA LENGRUBER nasceu por volta de 1890 na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, RJ, onde casou, a 26.08.1908, aos 18 anos, com seu primo MANOEL TINOCO TEIXEIRA (vide F2.8.1.), 21 anos, filho de Manoel Marques Tinoco e Maria Joaquina Teixeira; neto paterno do Tte. Antonio Porfírio Tinoco (32) e Antonia Teresa de Jesus. Neto materno de Antonio Teixeira de Siqueira e Maria Joaquina da Silva. Foram testemunhas do casamento Cirilo Ferreira Borges e Manoel Tinoco de Rezende. Izolina faleceu aos 90 anos em 1980, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. 

Izolina Teixeira Lengruber e Manoel Tinoco Teixeira

IZOLINA e MANOEL foram pais de:

F2.7.3.1. FREDERICO LENGRUBER TINOCO

F2.7.3.2. MARIA LENGRUBER TINOCO casou com AVELINO SILVA.

F2.7.3.3. NENCY LENGRUBER TINOCO

F2.7.3.4. VIRGILINA LENGRUBER TINOCO casou com Teófilo Rosa da Fonseca.

F2.7.3.5. DINORMANDO LENGRUBER TINOCO casado com  Acelina Ramos Teixeira.

F2.7.3.6. MANOEL LENGRUBER TINOCO

F2.7.3.7. RUTH LENGRUBER TINOCO casou com Elias Lazaroni.

F2.7.3.8. CASSIA LENGRUBER TINOCO casou com Dalton Machado. Pais de:

F2.7.3.8.1. RUBENS TINOCO MACHADO.

F2.7.3.9. SARAH LENGRUBER TINOCO 

Sarah Lengruber Tinoco

SARAH casou com OSWALDO CARDOSO LIMAPais de: 

F2.7.3.9.1. CARMEM LUCIA TINOCO LIMA NOGUEIRA

F2.7.3.9.2. CARMEM CELIA TINOCO LIMA PESSOA 

F2.7.3.9.3. HELOISA TINOCO LIMA HALCOMB casou com HAROLD RICKY HALCOMB.

F2.7.3.9.4. ARLINDO LIMA NETO

F2.7.4. ADILIO TEIXEIRA LENGRUBER nasceu aos 13.01.1893, na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Casou com ELDINA LENGRUBER BOECHAT, filha de Julio Augusto Boechat e Amélia Hortência Poubel Lengruber Boechat.

F2.7.5. ABILIO TEIXEIRA LENGRUBER nasceu na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, RJ, por volta de 1897. Casou com LUCY LENGRUBER BOECHAT.

F2.7.6. ENEDINA TEIXEIRA LENGRUBER casou no dia 01.07.1931 na Capela do Sagrado Coração de Jesus, na Matriz de Bom Jesus do Itabapoana, com ERNANI TAROUQUELA DE ALMEIDA, filho de Sebastião Soares de Almeida e Maria Benedita Tarouquela de Almeida. ENEDINA TEIXEIRA DE ALMEIDA era Professora em Bom Jesus do Norte, ES.

Enedina Teixeira de Almeida.
Jornal A Voz do Povo, 30.11.1940.


                                        &8º

F2.8. MARIA JOAQUINA TEIXEIRA

MARIA JOAQUINA TEIXEIRA foi batizada em 1864, tendo por padrinhos José Joaquim Nunes e a tia paterna Rita Rosa de Jesus, na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, RJ, onde casou aos 14 anos no dia 29.04.1882 com MANOEL AFFONSO TINOCO (também nomeado MANOEL MARQUES TINOCO), 21 anos, natural da freg. Natividade de Carangola, filho do Tte. Antonio Porfírio Tinoco (32) e Antonia Teresa de Jesus; foram testemunhas Francisco Bentho Teixeira e Felicíssimo Faria Salgado. 

Assinaturas de Manoel Affonso Tinoco e seu filho Manoel Tinoco Teixeira

MARIA JOAQUINA e MANOEL AFFONSO foram pais de:

F2.8.1. MANOEL TEIXEIRA TINOCO

Casou aos 21 anos, em 26.08.1908, em Bom Jesus do Itabapoana, com sua prima IZOLINA TEIXEIRA ENGRUBER, filha de Frederico José Lengruber e Virgilina Joaquina Teixeira; foram testemunhas do casamento Cirilo Ferreira Borges e Manoel Tinoco de Rezende. (vide. F2.7.3.

F2.8.2. ALONSO TEIXEIRA TINOCO nasceu por volta de 1894; casou com ODÍLIA VERIANA DE OLIVEIRA.

F2.8.3. JOSÉ GUILHERME TEIXEIRA TINOCO casou com OTILIA DE OLIVEIRA LANNES.

F2.8.4. MANOEL AFONSO TINOCO nasceu por volta de 1897; casou com MALVINETA DE OLIVEIRA.

F2.8.5. ARMANDO TEIXEIRA TINOCO nasceu em 05.08.1901 no lugar Barreiro, Itaperuna, casou com OZIMA DE OLIVEIRA. 

F2.8.6. SEBASTIÃO TEIXEIRA TINOCO nasceu por volta de 1909 casado com ELZA REZENDE TINOCO.

F2.8.7. LENIRA TEIXEIRA TINOCO nasceu por volta de 1914; casou com JOSÉ CALHEIROS.

F2.8.8. ÁTILA TEIXEIRA TINOCO nasceu por volta de 1915, Natividade do Carangola, RJ.

F2.8.9. ANTONIO TEIXEIRA TINOCO

F2.8.10. SARAH TEIXEIRA TINOCO 


                        &9º

F2.9. FRANCISCO TEIXEIRA DE SIQUEIRA BORGES

Nasceu em 28.01.1869 e foi batizado em 14.02.1869, na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, RJ; foram padrinhos Antonio Pereira da Conceição e sua mulher Maria Constância Silva. FRANCISCO casou no dia 1.10.1888 com MAGDALENA ROSA DE JESUS, filha de Teófilo Rodrigues do Carmo e Felicíssima Rosa Teixeira. Neta paterna de Ponciano Rodrigues do Carmo e Maria Magdalena Rosa de Jesus. Neta materna de Joaquim Teixeira de Siqueira e Maria Francisca do Carmo.

Ao primeiro de outubro de mil oitocentos e oitenta e oito, nesta Freguesia de Bom Jesus do Itabapoana, depois de preenchidas todas as formalidades prescritas pelo Sacro Concílio de Trento, com minha licença ao Padre Joaquim Martins, e ... com as testemunhas Antonio Teixeira de Siqueira Júnior e Antonio Teixeira de Siqueira; dado o mútuo consentimento, receberam-se em matrimônio Francisco Teixeira de Siqueira Borges, filho legítimo de Antonio Teixeira de Siqueira e Maria Joaquina de Jesus, nascido e batizado nesta Freguesia, com Magdalena Rosa de Jesus, filha legítima de Teófilo Rodrigues do Carmo e Felicíssima Rosa Teixeira, nascida e batizada na cidade de Pomba (Minas). Dispensados do impedimento de consaguinidade. E para constar fiz lavrar este termo que assino.” (12)

FRANCISCO e MAGDALENA foram pais de:

F2.9.1. AMÉRICO TEIXEIRA BORGES

F2.9.2. MARIA TEIXEIRA BORGES

F2.9.3. SEBASTIÃO TEIXEIRA BORGES 

abaixo discriminados:

F2.9.1. MARIA TEIXEIRA BORGES nasceu por volta de 1888; morreu com três anos de idade, em 13.12.1891. 

F2.9.2. AMÉRICO TEIXEIRA BORGES nasceu em setembro de 1891 e foi batizado na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, “sob condição” aos 30/11 do dito ano, pelo vigário Luiz Rezende Rocha; foram seus padrinhos os avós maternos Teófilo Rodrigues do Carmo e Felicíssima Rosa Teixeira.

F2.9.3. SEBASTIÃO TEIXEIRA BORGES nasceu por volta de 1893. Aos 24 anos, no dia 13.10.1917 correu o edital do proclama de seu casamento com AMÉRICA MARIA DE FREITAS,17 anos, filha de Aurelio Alves de Freitas e Maria Francisca de Freitas. Em 1928 Sebastião era fiscal da Coletoria de Bom Jesus do Itabapoana.

SEBASTIÃO TEIXEIRA BORGES e AMÉRICA MARIA DE FREITAS foram pais de:

F2.9.3.1. DECIO TEIXEIRA BORGES

Tte. Décio Teixeira Borges

Nasceu em 11.07.1922. Em 1944, o então segundo-sargento DECIO TEIXEIRA BORGES fez parte da turma pioneira do curso de paraquedismo militar do Brasil. Casou com JANETH SCUDINO. Foram pais de:

F2.9.3.1.1. CASSIA SCUDINO BORGES

F2.9.3.1.2. DELCIO SCUDINO BORGES

F2.9.3.1.3. TULIO SCUDINO BORGES

F2.9.3.2. DILMA TEIXEIRA BORGES nasceu por volta de 1928, em Bom Jesus do Itabapoana, onde foi secretária política do Comitê Municipal do PCB. (33) Casou aos 12 de dezembro de 1946 no Rio de Janeiro com MARIO ALVES VIEIRA, jornalista e dirigente do PCB, morto e desaparecido político em 1970. DILMA tornou-se uma das precursoras do movimento dos familiares de mortos e desaparecidos políticos, e conseguiu o reconhecimento da responsabilidade do Estado no desaparecimento e morte de MARIO ALVES. (34)

Dilma Teixeira Borges

MARIO e DILMA foram pais de: 

F2.9.3.2.1. LUCIA BORGES ALVES VIEIRA nasceu em 22.11.1947 no Rio de Janeiro.

F2.9.3.3. LUCIA TEIXEIRA BORGES nasceu aos 24.01.1930 em Jardim, São José do Calçado, ES

F2.9.3.4. RUI TEIXEIRA BORGES casou com ROSA SOARES ANTUNES, pais de: 

F2.9.3.4.1. AMERICA BORGES ANTUNES

F2.9.3.4.2. NOEMIA BORGES ANTUNES

F2.9.3.4.3. NORMA SUELY BORGES ANTUNES

F2.9.3.4.4. NEWTON BORGES ANTUNES

F2.93.5. HERMANO TEIXEIRA BORGES

F2.9.3.6. NEWTON TEIXEIRA BORGES 

F2.9.3.7. ALOISIO TEIXEIRA BORGES 

Viúva, MAGDALENA casou segunda vez com LÚCIO JOSÉ FRAGA(35), pais de: Jovelina Teixeira Fraga, casada com Altivo Casemiro de Campos.



Atualizado em 11.05.2025

                                                                       ***


Referências:

(1) Livro de batismos de Conselheiro Lafaiete, I 15, pág. 500, Cúria de Mariana, MG.

(2) ARQUIVO Público Mineiro, Terras Públicas da Vila de São Manoel do Pomba, MG. Disponível em: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/terras_publicas/brtacervo.php?cid=274&op=1

(3) PARTILHA de bens de Francisco Teixeira de Siqueira, Cartório de Rio  Pomba, MG.

(4) SILVA XAVIER, abreviatura do Padre Germano Gonçalves da Silva Xavier.

(5) ALMANAK Laemmert, Província do Rio de Janeiro.1858.

(6) ALMANAK Laemmert, Província do Rio de Janeiro. 1862.

(7) ALMANAK Laemmert, Província do Rio de Janeiro. 1865.

(9) ARQUIVO Público de Campos dos Goytacazes. Pacto antenupcial feito em 28.05.1877, na Vila de Pomba, MG. Incluso na Partilha de bens de Maria Angélica de Almeida Teixeira, 27.11.1882.

(10) ARQUIVO Público de Campos dos Goytacazes. Partilha de bens de Maria Angélica de Almeida Teixeira. 27.11.1882. 

(11) LIVRO de Notas, Cartório de Bom Jesus do Itabapoana. Procuração de Antonio Teixeira de Siqueira a Álvaro de Almeida Martins, do Rio de Janeiro, "para requerer junto ao Ministério do Império o diploma de Comendador da Imperial Ordem de Cristo, com que foi agraciado por sua Majestade Imperador do Brasil". 16.08.1889.

(12) LIVRO de notas da Freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana, RJ.

(13) LIVRO de notas do Cartório de Bom Jesus do Itabapoana, distrito de Itaperuna (1907-1921).

(14) https://gw.geneanet.org/brunnarosa?n=bifano&oc=&p=francisco+francesco

(15) JORNAL OFFICIAL, Espírito Santo, 12.01.1906.

Do sr. Francisco Bifano, digno Presidente do Centro Operario do BJI, Estado do Rio, recebemos expressiva carta-circular, em que nos solicia a remessa deste jornal para a sua Biblioteca, o que saberemos corresponder, dando parabéns ao Centro por tão alevantada ideia em prol da instrução da classe que representa.

(16) ITABAPOANA, missa de sétimo dia, 1917.

(17) CORREIO POPULAR, Bom Jesus do Itabapoana, 24.12.1917.

(18)) HISTÓRICO D. Adelia, de Marcia Joelma Sueth.

(19) O NORTE FLUMINENSE, edição de 28.02.1954.

(20) ITABAPOANA, proclama publicado na edição de 27.10.1917.

(21) ALMANAK Laemmert, Província do Rio de Janeiro, 1891 a 1940.

(22) A HISTÓRIA viva de uma trineta do Alferes Francisco da Silva e neta do Coronel Luiz Vieira de Rezende. Blog do Jornal O Norte Fluminense. Disponível em: https://onortefluminense.blogspot.com/2013/06/da-serie-entrevistas-de-o-norte.html

(23) LIVRO da Câmara Eclesiástica do Bispado do Rio de Janeiro, Santíssimo Sacramento, 12.03.1887. Disponível em Family Search: “Passou-se provisão a 11 dias do corrente, dispensando os oradores Ernesto José Borges e Minervina Teixeira de Moraes, nascidos na freguesia do Sr. Bom Jesus do Itabapoana, no impedimento de consanguinidade em terceiro grau misto de primeiro da linha transversal. Rio, 12 de março de 1887".

(24) ARQUIVO Público Mineiro, Censo de São João Batista do Presídio, MG.1831.

(25) LIVRO de Notas, Cartório de Bom Jesus do Itabapoana.

(26)Disponível em: https://onortefluminense.blogspot.com/2015/05/dezenove-herois-bonjesusenses-lutaram.html

(27) MATTOS, Delton de. “José de Oliveira Borges”. Editora Textus.

(28) LIVRO da Câmara Eclesiástica do Bispado do Rio de Janeiro. Disponível em:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZST-S2?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8N-59DK&action=view&cc=1719212

(29) ARQUIVO Público de Campos dos Goytacazes. Inventário dos bens de Felicíssima Rosa Teixeira. 27.11.1882. 

(30) ENTREVISTA Histórica com o Dr. Norberto Seródio Boechat. Blog do Jornal O Norte Fluminense. Disponível em:  

https://onortefluminense.blogspot.com/2024/02/entrevista-historica-com-o-dr-norberto.html

(31) Almeida, Helton de Oliveira e João Batista Ferreira Borges, "Resgatando o Passado". Almeida Artes Gráficas, 2000.

(32) Nomeado em 1861 para o 13º batalhão da guarda nacional do serviço ativo de Campos,

(33) TRIBUNA Popular, 1946.

(34) WIKIPEDIA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Alves

(35) MY HERITAGE. Disponível em: https://www.myheritage.com.br/names/lucio_fraga )

 

 

Este texto apresenta as pesquisas realizadas por Claudia M. Borges Bastos do Carmo e Maria Cristina Borges sobre a genealogia da família Borges de Bom Jesus do Itabapoana, RJ e região.


Complementos e correções

enviar para

claudiambbcarmo@gmail.com


 



2 comentários:

  1. Mais um belo resgate histórico de nossa família. Parabéns, Cláudia! 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

MARIA JOAQUINA DA SILVA

                                                                                                    (Continuação de https://familiaborgesbom...